O Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais de âmbito federal foi implementado em 2001. II – Por buscar a redução de desigualdades sociais, todos os objetivos do CadÚnico são de curto prazo. III - O CadÚnico é destacado pelos governos como instrumento para identificar famílias vulneráveis socialmente. IV – Uma crítica ao auxílio emergencial é a demora para que os beneficiários tenham acesso ao benefício. É correto apenas o que se afirma em:
Respostas
Resposta: O Cadastro Único permite conhecer a realidade socioeconômica de todas as famílias cadastradas em cada território, trazendo informações de todos os membros da família, características do domicílio, dados de cada uma das pessoas que compõem o núcleo familiar, dentre outras informações.
Os dados contidos no Cadastro Único são sigilosos. Dessa forma, podem ser utilizados somente como indicadores de fundamentação na elaboração de políticas públicas que visem reduzir as vulnerabilidades sociais das famílias cadastradas e a realização de estudos e pesquisas.
Dentre as principais informações que o cadastro reúne sobre cada família e seu domicílio estão:
Composição familiar;
Endereço e características do domicílio;
Acesso a serviços públicos de água, saneamento e energia elétrica;
Despesas mensais;
Pertencimento a Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos, entre outros informações.
Explicação:O objetivo principal do CadÚnico é incentivar a integração de programas para concentrar esforços no atendimento de um público com características e necessidades específicas.
Com exceção dos programas da previdência social, a utilização do Cadastro Único é obrigatória para todos os programas sociais do Governo Federal direcionados à população de baixa renda.