O senhor Luiz Claudio, 71 anos foi atendido no pronto atendimento de um hospital da rede pública de Vitória, Espírito Santo. Durante a anamnese, ele se queixou dor abdominal com 12 dias de evolução, de forte intensidade e acompanhada de distensão abdominal, náuseas, vômitos e constipação. Ele comentou que a coloração da sua urina está alterada, evidenciando uma coloração “marrom-avermelhada”. Foi constatado também a presença de linhas azuis na a gengiva e nos dentes dele. Exames laboratoriais revelaram um quadro anêmico, associado a hiperbilirrubinemia e proteinúria resultante de algum tipo de “intoxicação”. Durante a anamnese, ele revelou que já fazem sete anos que ele trabalha em sua fábrica caseira de reciclagem de baterias automotivas, relatando ainda que não utiliza de forma adequada os equipamentos de proteção individual. Com base no relato do caso, responda:
a) DETERMINE a origem da intoxicação.
b) NOMEIE a condição clínica associada a hiperbilirrubinemia e JUSTIFIQUE a sua relação com o quadro anêmico do paciente.
c) RELACIONE o quadro de proteinúria com o quadro anêmico.
d) ESPECIFIQUE o tipo de pigmento responsável pela coloração "marrom-avermelhada" e relacione com o quadro anêmico do paciente.
NÚMERO: PARA ENVIAR O TRABALHO ➖➖➖➖➖****
➖ 6️⃣*1️⃣ ** 9️⃣ 9️⃣ 9️⃣ 5️⃣ 8️⃣ ** 5️⃣ 7️⃣ 9️⃣ 2️⃣
➖ - ➖ - ➖ - ➖-➖ - .➖ - ➖
Respostas
Com relação ao quadro descrito do senhor Luiz Claudio, concluímos que:
- a) Lítio;
- b) Icterícia, quebra das células vermelhas;
- c) Presença de proteínas na urina afetando produção de ePo;
- d) Bilerrubina provocada pela quebra das células vermelhas, o que pode levar a anemia.
Quadro Clínico - Luiz Claudio
a) A partir da descrição do histórico de trabalho do Luiz Claudio, a provável origem da intoxicação é do lítio liberado pelas baterias.
b) Icterícia. A condição de icterícia pode levar a um quadro anêmico pelo fato da icterícia ser caracterizado pela quebra de células vermelhas, algo que está intimamente ligado com a anemia.
c) Proteinúria é a presença de proteínas na urina, isso nos leva a uma conclusão de uma provável intoxicação renal. Caso essa hipótese seja confirmada, os rins podem não estar produzindo moléculas na quantidade correta, como é o caso do ePo, que em baixas quantidades, pode levar a anemia.
d) A coloração marrom da urina é resultado da produção e ação da bilerrubina. Essa molécula é produzida quando ocorre a quebra de células vermelhas que podem acarretar em um quadro anêmico.
Para aprender mais sobre anemia, considere acessar: brainly.com.br/tarefa/4955209
#SPJ1
88**9**93**76**82**55**.,.,.,..,.,