1- Na geografia qual o nome é dado ao deslocamento realizado por Justino de seu lugar de origem? No caso da história quais motivos o levaram á se deslocar?
2 Transcreva, identificando as páginas de três trechos do livro, que representa características do espaço geográfico em que estava o personagem principal. Ao ler essas características você as correlaciona com as da região que você mora? Comente.
3- Odette de Barros Mott, através do personagem Justino, aproxima o leitor dos inúmeros problemas sociais vivenciados em diversas épocas e ainda existentes em nosso país. Quais problemas sociais são esses? Você percebe algum deles em seu estado e/ou município?
Respostas
1- Justino emigrou ao sair de seu local de origem.
2- Justino cresceu em um local seco e rural.
3- O precário acesso à água em certas regiões do país, a pobreza e o trabalho infantil são exemplos de problemas sociais brasileiros que resistem ao tempo.
Os processos de migração
A ciência Geográfica é uma das responsáveis por quantificar e analisar os movimentos de migração. A migração é o deslocamento temporário ou definitivo de pessoas entre áreas do espaço geográfico. Esses deslocamentos podem se dar entre cidades, Estados, regiões ou até mesmo países.
O ato de saída do seu local de origem é a emigração. Ela pode ocorrer por questões diversas, como guerras, pobreza ou questões ambientais. Ao chegar ao novo local, a pessoa é considerada imigrante. A escolha pelo novo local também considera fatores diversos, como a pujança econômica, clima ou índices de segurança.
Sobre a Obra "Justino, o Retirante"
Na obra em questão "Justino, O Retirante" a autora Odette de Barros Motta conta a história de um menino chamado Justino que, ao perder os pais, busca uma nova vida fora de sua Terra Natal, no sertão Nordestino. Sendo assim, ele se junta a outras pessoas com o mesmo objetivo, chamadas de "Retirantes", com o objetivo de chegar a uma grande cidade como Fortaleza.
Podemos então perceber, a partir da história de Justino, o caminho de muitas pessoas que, assombradas pelas péssimas condições de vida, optam por buscar outras opções em um local desconhecido, encontrando no caminho problemas como o sub-emprego e a dificuldade de acesso à educação. Esses problemas são potencializados no caso de Justino que, em grande parte do livro, é menor de idade.
O livro é uma interessante forma para jovens de grandes cidades, com pouco ou nenhum contato com a realidade do interior do país, possam entender e refletir sobre as grandes desigualdades existentes no Brasil, traçando paralelos com sua própria realidade.
Para saber mais sobre as migrações internas no Brasil, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/26060740
#SPJ1