ALGUÉM PODERIA POR FAVOR ME AJUDAR NESSA?
Com as core preto, branco, azul, vermelho e verde iremos colorir a figura a cima de modo que regiões fronteriças não tenham a mesma cor. Calcule a quantidade de maneiras *distintas* no máximo que podemos colorir....
Respostas
Há 5 cores. Comecemos escolhendo o elemento mais restritivo. Veja que o círculo no meio é o mais concorrente, visto que ele está em contato com todas as outras 4 áreas.
Há 5 modos de escolher a cor do círculo. Escolhida a cor deste, você tem 4 modos de colorir o trapézio , já que este não pode ser da mesma cor do círculo. Escolhido o trapézio , o trapézio ao lado () tem 3 modos de ser colorido, já que não pode ter a mesma cor que ou que o círculo.
Prevendo um conflito futuro, particionemos a tomada de decisão em dois casos:
Caso 1: tem a mesma cor que :
Nessa circunstância, há somente 1 modo de escolher , já que este deve ser igual a . Isso tem como consequência que tem 3 modos de ser escolhido, pois não pode ser igual a e tampouco ao círculo.
Caso 2: é diferente de :
Para que isso ocorra, deve ser diferente do círculo, de e de , restando, portanto, somente 2 cores para escolher. Esta decisão tem como consequência 2 modos de escolher , pois este deve ser distinto do círculo, de e de .
---------------------
modos de se chegar ao caso 1.
modos de se chegar ao caso 2.
Como o particionamento da decisão resultou em dois casos dependentes entre si, eles devem ser somados, não multiplicados. Total:
maneiras de se pintar a figura.
---------------------
Obs: seria o cúmulo que o enunciado não dissesse que a figura é simétrica, ou seja, que as 4 escolhas de um conjunto ordenado de cores para os trapézios fosse na realidade a mesma escolha. Exemplo:
ser, nessa ordem, preto, branco, azul e vermelho.
Eu considerei essa escolha DISTINTA de ser, nessa ordem, preto, branco, azul e vermelho. Se correspondessem à mesma figura, isso deveria ser especificado no enunciado.
Atenção, o exercício é parecido, não igual. Precisa recalcular.