QUESTÃO 2
Em se tratando de políticas públicas para a população afrodescendente brasileira, Paradiso (2017) responde, dentre outros aspectos tratados, a questão “cotas não são um tipo de racismo?”, debate que foi retomado na leitura complementar com “Os 10 mitos sobre as cotas”. Sobre o tema, o autor expõe que o tema e o debate não são novos, uma vez que “Brandão (2005) nos revela que, já na década de 1990, surgiram as primeiras tentativas de ações afirmativas neste contexto, promovidas por Ongs dos direitos negros. Os cursinhos pré-vestibulares gratuitos para alunos carentes e/ou negros foi um exemplo” (PARADISO, 2017, p. 83).
PARADISO, S. R. Tópicos Especiais (Serviço Social). Maringá: Unicesumar, 2017.
Diante desse contexto, analise as afirmações a seguir:
I – Trata-se de instrumento jurídico para promoção da igualdade material, além daquela formal prevista em lei, de modo que atende à Constituição Federal.
II – As cotas não solucionam o problema da educação no Brasil, pois é necessário investir na qualidade do ensino, não na ampliação do acesso à universidade.
III – A preocupação recorrente com a qualidade do ensino superior se justifica pelo desempenho inferior de acadêmicos cotistas, que prejudicam suas turmas.
IV – As cotas raciais institucionalizam o racismo, pois materializam em um instrumento a segregação entre brancos e negros, que deveria ser combatida.
V – A implementação de políticas de citas raciais deve ser acompanhada de preocupação com ações voltadas à permanência dos alunos na universidade.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, III e IV.
Alternativa 2:
II, IV e V.
Alternativa 3:
I, II e III.
Alternativa 4:
II e III.
Alternativa 5:
I e V.
Respostas
respondido por:
4
Sobre as questões apontadas, entende-se que são verdadeiras as proposições I e V, pois o sistema de cotas aplicado no Brasil trata-se de uma política pública, que promoveu o combate à discriminação racial e, atualmente, visa atender objetivos complementares importantes, especialmente ligados aos demais grupos segregados socialmente.
O sistema de cotas no ensino público brasileiro
Quanto à comunidade afrodescendente nacional, o debate sobre as cotas no ensino público segue intenso. Nesse ínterim, as proposições entendidas como corretas assinalam:
- I - ... promoção da igualdade material, além daquela formal prevista em lei, de modo que atende à Constituição Federal.
- V – ... deve ser acompanhada de preocupação com ações voltadas à permanência dos alunos na universidade.
As demais opções possuem erros, cujas retificações apontam para as seguintes afirmações:
- As cotas não solucionam o problema da educação no Brasil, pois também é necessário investir na qualidade do ensino, além da ampliação do acesso à universidade.
- A preocupação recorrente com a qualidade do ensino superior se justifica pelo desempenho dos acadêmicos, independentemente de serem cotistas ou não.
- As cotas raciais não institucionalizam o racismo.
Portanto, a resposta correta é a alternativa 5.
Entenda mais sobre cotas no ensino aqui: https://brainly.com.br/tarefa/946226
#SPJ11
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás