QUESTÃO 7
Paradiso (2017) inicia a discussão sobre a relação entre ética e moral, e o perfil de assistentes sociais com uma provocação, baseada em uma situação hipotética que nos faz refletir sobre o quanto nossos valores e comportamentos são rígidos ou dinâmicos e como devemos compreender aspectos múltiplos em nossa atuação antes de nos manifestarmos ou agirmos.
Podemos romper padrões morais sem necessariamente deixar de sermos éticos. Roubar é algo imoral em nossa sociedade. Imagina a seguinte situação: uma pessoa rouba um remédio para salvar a vida da avó, e outro, que vive em condições de miséria, rouba um litro de leite no mercado para saciar a fome do filho. Ambos quebraram uma regra da sociedade vigente em que vivem, mas os fatos podem ser justificados eticamente? É ético deixar o filho padecer de fome e/ou a avó morrer? (PARADISO, 2017, p. 180).
PARADISO, S. R. Tópicos Especiais (Serviço Social). Maringá: Unicesumar, 2017.
Em se tratando da relação entre ética e moral e o profissional do Serviço Social, analise as afirmações, a seguir, e a relação proposta entre elas:
I – Como a ética é permeada por racionalidade e reflexão, cabe a cada assistente social, no âmbito de sua atuação e intervenção estabelecer julgamentos baseados em seus valores, tomando-os como base para a determinação de comportamentos e escolhas individuais alheias.
PORQUE
II – O Código de Ética do Serviço Social apresenta um conjunto de fundamentos éticos, sendo que seus princípios fundamentais remetem aos aspectos de como considerar as liberdades individuais, respeitar a diversidade e as diferenças e atuar sem preconceitos ou discriminação.
É correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
1
A ética é individual, mas não nas classes profissionais, nenhum profissional que obedece a um conselho de classe, nem mesmo os assistentes sociais, devem basear seus julgamentos com base em valores próprios, eles devem seguir o que o código de ética da profissão determina como ético (alternativa 4).
Qual a finalidade de um código de ética?
É a padronização de um determinado comportamento na classe profissional, estipulando limites, infrações e penalidades para os atos praticados, além disso, serve para balizar pesquisas científicas.
Venha estudar mais sobre código de ética
https://brainly.com.br/tarefa/49302533
#SPJ1
Anexos:
taisfavorito23:
pag. 180
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás