O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é uma condição muito observada em crianças principalmente em idade escolar o que impacta diretamente no seu rendimento por possuir características de impulsividade e inquietude.
Golan, D.E., Tashjian, A.H., Armstrong, E.J., Armstrong, A.W. Princípios de Farmacologia: A Base Fisiopatológica da Farmacoterapia. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
Com base no exposto e diante dos nossos estudos na disciplina, analise as asserções abaixo avaliando a relação entre elas:
I. O tratamento de primeira escolha para o TDAH remete ao uso de estimulantes do sistema nervoso central conhecidos como psicoestimulantes. Estes possuem formas farmacêuticas variadas o que amplia as possibilidades de administração do fármaco, sendo fundamental para controle da condição;
PORQUE
II. O mecanismo de ação das anfetaminas, uma das classes mais utilizadas, baseia-se na liberação das monoaminas em especial da dopamina promovendo efeitos centrais importantes como estímulo das funções motoras.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Explicação:
Quando uma criança é diagnosticada com TDAH o tratamento de primeira escolha costuma ser o uso de estimulantes. Estes tem ação na liberação das monoaminas em especial da Dopamina.
O Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH) é um transtorno que afeta a reserva de dopamina na região do córtex pré-frontal, fazendo com a que a pessoa tenha dificuldades de controlar a sua impulsividade.
Trazendo diversos prejuízos funcionais, tanto no ambiente escolar quanto na família ou no ambiente de trabalho.
O tratamento de TDAH geralmente é feito, de forma primária, com psicoestimulantes, como as anfetaminas, eles ajudam a levar mais dopamina para a região afetada do cérebro, possibilitando mais atenção, foco e menos agitação.
Existem variadas fórmulas desse tipo de medicação, logo, são possíveis inúmeros teste para ver qual pode auxiliar mais o paciente.
O Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH) tem como principal afeta principalmente o sistema nervoso, bem como as ações da anfetaminas. Portanto, as duas assertivas estão corretas, mas a II não justifica a I (Alternativa 2).
O que é Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade?
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade é considerado um transtorno neurobiológico. Nesse sentido, suas características são detectadas a partir da infância e pode persistir até a vida adulta.
Vale ressaltar também que os principais sintomas são a falta de atenção e concentração.
Aprenda mais sobre Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade aqui: brainly.com.br/tarefa/18888620
#SPJ2