O processo de eliminação dos fármacos do organismo é caracterizado como processo de excreção. Nesta fase ocorre a retirada do composto do organismo evitando sua permanência e possivelmente seu acúmulo, sendo assim, imprescindível.
RANG, H.P; DALE, M.M. Farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2016.
Após o composto ativo exercer seu efeito farmacológico ou mesmo quando está no organismo ele deve ser eliminado para que não se acumule e tenha a possibilidade de provocar efeitos danosos ao corpo. Sendo assim, com base no texto apresentado analise as alternativas a seguir e assinale aquela que descreve corretamente o mecanismo de quantificação da excreção renal:
Alternativas
Alternativa 1:
Efeito de Primeira passagem;
Alternativa 2:
Tempo de Meia Vida;
Alternativa 3:
Filtração Glomerular;
Alternativa 4:
Biodisponibilidade;
Alternativa 5:
Depuração;
Respostas
O mecanismo de quantificação da excreção renal é definido como depuração, o qual diz respeito à quantidade exata de líquidos que passam a ser expelidos após a filtração de substâncias tóxicas (Alternativa 5).
Como ocorre a excreção renal?
Uma das principais características e funções dos rins, consiste na excreção de substâncias prejudiciais ao organismo. Este processo é conhecido como depuração, que possibilita que substâncias tóxicas possam ser expelidas para fora do corpo, através da urina, e sua relação representa uma das formas de se mensurar em exames de urina, por exemplo.
Mais sobre excreção renal: brainly.com.br/tarefa/2986945
#SPJ1
Resposta: Alternativa 5:
Depuração;
Explicação:
A excreção de fármacos pelos rins é quantificada pela depuração ou clearance
renal, determinada pelo volume de plasma que contém a quantidade de fármaco
removido pelos rins por unidade de tempo. A clearance renal (CLren) é calculada
pela equação (RANG et al., 2016):
página 32 do livro