Na análise da situação patrimonial, o analista busca indicadores da composição patrimonial, os quais envolvem as origens e aplicações de recursos por meio do endividamento, do perfil da dívida, da utilização de recursos próprios com recursos imobilizados e entre outros. O índice Imobilização dos Recursos não Correntes mostra a representatividade dos recursos imobilizados perante os recursos não correntes: o patrimônio líquido e o passivo não circulante. Esse índice tem mais relevância na análise das demonstrações de indústrias, já que elas necessitam de muitos recursos para máquinas modernas e de alto custo. Quase sempre é possível conseguir linhas de crédito com prazos longos e carências para início de amortização. COSTA, J. M. da. Análise das demonstrações contábeis. Maringá-PR.: Unicesumar, 2018. Suponha que você tenha analisado as demonstrações contábeis da empresa POUCA GRANA Ltda. e encontrou um índice de Imobilização de Recursos Não Correntes de 80%. Assinale a alternativa que explica adequadamente o índice calculado: Alternativas Alternativa 1: Os capitais imobilizados, os quais são formados pelos recursos do Ativo Circulante, representam 80% dos Recursos Não Correntes formados por Patrimônio Líquido e Passivo Não Circulante. Alternativa 2: Os capitais imobilizados aplicados em Investimentos Permanentes, Bens do Imobilizado e Intangível, representam 80% dos Recursos Não Correntes formados por Patrimônio Líquido e Passivo Circulante. Alternativa 3: Os capitais imobilizados por terem sido aplicados em Investimentos Permanentes, Bens do Imobilizado e Intangível, representam 80% dos Recursos Não Correntes formados pelo valor do Patrimônio Líquido. Alternativa 4: Os Recursos Não Correntes, os quais são formados pelo Patrimônio Líquido e Passivo Não Circulante, representam 80% dos capitais imobilizados: Investimentos Permanentes, Bens do Imobilizado e Intangível. Alternativa 5: Os capitais imobilizados aplicados em Investimentos Permanentes, Bens do Imobilizado e Intangível, representam 80% dos Recursos
Respostas
Resposta:
Na análise da situação patrimonial, o analista busca indicadores da composição patrimonial, os quais envolvem as origens e aplicações de recursos por meio do endividamento, do perfil da dívida, da utilização de recursos próprios com recursos imobilizados e entre outros. O índice Imobilização dos Recursos não Correntes mostra a representatividade dos recursos imobilizados perante os recursos não correntes: o patrimônio líquido e o passivo não circulante. Esse índice tem mais relevância na análise das demonstrações de indústrias, já que elas necessitam de muitos recursos para máquinas modernas e de alto custo. Quase sempre é possível conseguir linhas de crédito com prazos longos e carências para início de amortização.
Suponha que você tenha analisado as demonstrações contábeis da empresa POUCA GRANA Ltda. e encontrou um índice de Imobilização de Recursos Não Correntes de 80%. Assinale a alternativa que explica adequadamente o índice calculado:
Explicação:
Os capitais imobilizados aplicados em Investimentos Permanentes, Bens do Imobilizado e Intangível, representam 80% dos Recursos Não Correntes formados por Patrimônio Líquido e Passivo Não Circulante.