• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Bbiancaffonseca2498
  • Perguntado 3 anos atrás

Paulo Freire (1921-1997) foi um filósofo, pedagogo e educador que influenciou a tendência progressista libertadora, que ficou conhecido como a pedagogia da libertação, que consiste na transformação da vida por meio de uma educação que liberta, isso ocorreria por meio dos espaços, das experiências, das vivências, ou seja, uma educação a partir das experiências que acumulamos no decorrer da vida. Esta tendência se opunha a uma educação que reproduz, que possui como centro o professor. MENDONÇA, Camila Tecla Mortean; CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR, Unicesumar, 2019. Neste contexto, como Paulo Freire intitula a tendência tradicional? Leia as afirmativas e assinale V para verdadeiro e F para falso: I. Paulo Freire chamava a educação nos moldes tradicionais de Educação Bancária, pois o aluno passava a maior parte do tempo sentado, escutando o professor. O aluno se tornava um deposito de informações, fatos e conhecimentos. II. Paulo Freire chamava a educação nos moldes tradicionais de Educação permanente, pois o aluno passava os anos escutando o professor em suas aulas expositivas. Ao aluno cabia memorizar e decorar os conteúdos científicos. III. Paulo Freire chamava a educação nos moldes tradicionais de Educação para todos, pois todos frequentavam as escolas e tinham a oportunidade de ter acesso aos conhecimentos historicamente acumulados. IV. Paulo Freire chamava a educação nos moldes tradicionais de escola moderna, pois via nessa tendência uma forma de libertação e autonomia dos sujeitos, na qual era desenvolvido uma forma de aprendizagem que contemplava a práxis educativa As afirmativas I, II, III e IV, são respectivamente:

Respostas

respondido por: Matheusieti
2

Na realidade Paulo Freire via a educação tradicional como um modelo onde os educadores eram o pilar da transmissão do saber, depositando seus conhecimentos sobre os alunos para sua absorção, quando na realidade o modelo de educação libertadora, visa a assimilação e a troca, possibilitando que esses alunos se tornem indivíduos críticos. V-F-F-F.

Como podemos apresentar as reflexões de Paulo Freire?

Por acreditar na educação libertadora, ou seja Paulo Freire ia na contra-mão da escola tecnicista, visto que o indivíduo não deveria ser tratado como um objeto.

Na escola libertadora desenvolvida pelo pedagogo, vemos uma humanização do homem, e, uma busca por sua inclusão em sociedade através do conhecimento obtido em seu processo de formação.

Mais sobre Paulo Freire:

brainly.com.br/tarefa/22770376

#SPJ4

Anexos:
Perguntas similares