"As viagens atlânticas de portugueses e espanhóis vieram dar nova dimensão a esta realidade, permitindo o desenvolvimento das relações comerciais num mercado que, pela primeira vez na história, adquiria o tamanho do mundo. [. ] [. ] a apologia do trabalho; a defesa das atividades manufatureiras, do desenvolvimento do comércio e da expansão colonial; a afirmação da vontade de enriquecimento individual e coletivo, como vias de concretização do poderio nacional e do domínio do estado nacional; a necessidade de pôr de pé uma estrutura de administração pública e de organizar políticas ativas que orientem o ‘governo da economia’. " NUNES, Antônio J. A. Prefácio de História do Pensamento Econômico. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2005, p. 7 e 19 Os séculos XV e XVI foram símbolos das transformações decorridas na sociedade europeia, que foram construídas em um processo que demorou séculos. No campo econômico, vimos uma expansão e incentivo ao comércio. Com a leitura dos excertos anteriores, identifique a alternativa que contenha o fenômeno econômico do período
Respostas
Portugal e Espanha se destacaram dentro da política do Mercantilismo foi um modelo de práticas comerciais desenvolvidas na Europa durante a Idade Moderna, entre o século XV até o final do século XVIII. Esse modelo se caracterizava por uma forte intervenção do Estado na economia.
Metalismo:
O Metalismo estava ligada ao acúmulo de metais preciosos (ouro e prata), pois era uma das formas de um país demonstrar seu poder e acumular riquezas.
Balança comercial favorável:
Essa é a principal característica do mercantilismo. A ideia consistia em que os estados fizessem mais exportações do que importações. Para desestimular a importação de itens, os Estados nacionais adotaram medidas protecionistas para desestimular que a mercadoria estrangeira entrasse em seu território e com isso fortalecer a indústria nacional.
Desenvolvimento de Manufaturas:
Os países buscavam estimular a manufatura, uma vez que esses produtos geram lucros e ajudam a balança comercial a ficar favorável.
Protecionismo:
Buscava proteger a economia interna, através da criação de altos impostos para produtos estrangeiros, a fim de deixar o preço do produto estrangeiro acima do produto nacional e com isso manter a riqueza dentro do país.
Leia mais sobre Mercantilismo em: brainly.com.br/tarefa/35399985
#SPJ1
o tesouro real, sendo, então, o mercantilismo a política econômica mais praticada
pelos governos europeus na época. Afinal, a base da política mercantilista
estava centrada na intervenção do Estado na economia, para, justamente, esse
poder, a seu gosto, melhor controlá-la
Resposta:
Marcantilismo
Explicação:
Alternativa 2