A sistematização que Saviani (2014) realizou da Tendência pedagógica Histórico-crítica possui como compromisso o ensino de conteúdos verdadeiros, capazes de construir conhecimentos verdadeiros. Neste sentido: O método de ensino objetiva o estímulo do professor em propiciar e favorecer momentos de diálogo entre os alunos e com os professores, sem deixar de lado os conhecimentos, historicamente, acumulados. Também é preciso levar em consideração os interesses que os alunos possuem e o seu ritmo de aprendizagem (MENDONÇA, CORDEIRO, 2019, p. 75). MENDONÇA, Camila Tecla Mortean; CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR, Unicesumar, 2019. Neste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I - Na Tendência Histórico-crítica o professor possui o papel de mediador entre os alunos e o conhecimento científico, enquanto os alunos possuem o papel de participante da construção dos seus conhecimentos. POR QUE II – Esta tendência pedagógica considera que os métodos utilizados deverão propiciar uma relação direta da experiência que o aluno já possui com o saber historicamente acumulado pela humanidade. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
dpereiradpa62:
mais detalhes
Respostas
respondido por:
4
A tendência histórico-crítica preconiza a importância dos conteúdos históricos para a construção e desenvolvimento das aprendizagens, como formas de se gerar um aprendizado construtivo. Ambas as assertivas estão corretas e a II justifica a I.
Como funciona a tendência histórico-crítica?
A tendência histórico-crítica representa uma das tendências pedagógicas vigentes, a qual está alinhada com a importância da participação dos alunos na construção dos conteúdos. Portanto, o educador passa a atuar como um mediador do conhecimento, estimulando a experiência direta dos alunos com os saberes históricos.
Mais sobre tendência histórico-crítica: brainly.com.br/tarefa/24754305
#SPJ4
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás