As árvores são indispensáveis na natureza por possuírem diversas finalidades. Elas auxiliam na purificação e umidade do ar, pois agem como sequestradoras de CO2, capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera. Além disso, as árvores trazem outros benefícios para vários ecossistemas e espaços públicos. Quando uma área é desmatada pela atividade agrícola, por exemplo, o solo fica exposto às chuvas e faz com que as erosões e deslizamentos ocorram com maior frequência. Para evitar estes problemas, o plantio de árvores é necessário, pois os arbustos conseguem armazenar boa parte da demanda pluvial.
Além disso, as árvores servem para sugar esta quantidade de água e abastecer os lençóis freáticos – camada subterrânea abaixo do solo. A diretora Lívia Tosta após mapeamento das árvores presentes no Campus notou a necessidade de plantar mais árvores no IFGM. A figura abaixo representa o terreno destinado para plantio das árvores. Qual a área desse terreno?
Anexos:
Respostas
respondido por:
0
Olá.
Divida o terreno em figuras geométricas simples (retângulos, triângulos, trapézios...), calcule suas áreas com as fórmulas conhecidas e some-as.
ÁREA DO TRIÂNGULO
At = (base * altura)/2 = (b*h)/2
At = (6*5)/2 = 30/2 = 15
ÁREA DO RETÂNGULO
Ar = base * altura = b*h
Ar = 12*6 = 72
ÁREA DO TRAPÉZIO
Atr = ((base maior + base menor)*altura)/2 = (B+b)/2
Atr = ((8+3)*4)/2 = (11*4)/2 = 44/2 = 22
Área total do terreno para plantio das árvores =
= At + Ar + Atr = 15 + 72 + 22 = 109m^2
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás