Como fatores constitutivos, o linguista [Roman Jakobson] apresenta: 1) remetente (codificador); 2) mensagem; 3) destinatário (decodificador); 4) contexto (ao qual se faz referência durante a comunicação e deve ser de possível compreensão ao destinatário); 5) código (deve ser parcial ou totalmente comum ao remetente e ao destinatário); e, 6) contato (canal físico a partir do qual se estabelece a comunicação; envolve também uma conexão psicológica entre remetente e destinatário). Winch, P.G.; nascimento, S.S. A teoria da comunicação de Jakobson: suas marcas no ensino de Língua Portuguesa. Estudos da Língua(gem), Vitória da Conquista v.10, n. 2, dezembro de 2012, p. 221-222)
Respostas
Analisando essa base podemos observar: o emissor é aquele que encaminha a mensagem, o destinatário é aquele que recebe a mensagem, a mensagem se conecta com a comunicação e o que foi enviado e recebido.
O contexto o é objeto, sendo um assunto a como a mensagem se trata. O contato se baseia como o meio, sendo a forma que a mensagem é transmitida. O código se dá por uma agregação dos signos, além das regras de convenção usadas para formar a mensagem.
Como podemos observar a ideia de receptor e emissor?
A partir do canal que se apresenta como a ligação entre ambas as partes para se comunicar, ou seja, o instrumento que esse diálogo foi estabelecido, podendo ser um telefone, um e-mail, um texto via web, entre inúmeras formas de comunicação.
Mais sobre a comunicação:
https://brainly.com.br/tarefa/21053087
#SPJ1