A obra Cartas chilenas, de onde retiramos o trecho a seguir, apresenta duas personagens principais: Critilo, o autor das cartas, e Doroteu, destinatário delas, pseudônimos do próprio autor, Tomás Antônio Gonzaga, e de seu amigo e também escritor, Cláudio Manuel da Costa. As cartas relatam os desmandos do fictício governador chileno Fanfarrão Minésio, pseudônimo de Luís da Cunha Meneses, que governou Minas Gerais de 1783 a 1788. Leia o trecho a seguir com atenção.
[...]
Às vezes, Doroteu, se perde a conta
Dos cem açoites, que no meio estava:
Mas outra nova conta se começa.
Os pobres miseráveis já nem gritam.
Cansados de gritar, apenas soltam
Alguns fracos suspiros, que enternecem.
[...]
Pois és, prezado Amigo, muito fraco;
Aprende a ter o valor do nosso Chefe,
Que à janela se pôs, e a tudo assiste.
Sem voltar o semblante para a ilharga;
E pode ser. Amigo, que não tenha
Esforço para ver correr o sangue,
Que em defesa do Trono se derrama.
2- na sequência,o autor da carta dialoga com seu destinatário,doroteu, imaginando a reação dele à cena descrita.que sentido podemos atribuir à palavra "fraco" no verso:"pois és",prezado amigo,muito fraco?"
Respostas
respondido por:
1
No trecho citado o autor fala de uma lembrança de uma cena muito forte, e a palavra "fraco" refere-se a fraqueza emocional e/ou intelectual de seu amigo.
O Contexto da Obra Cartas Chilenas
Quando Tomás António Gonzaga escreveu os poemas satíricos com versos decassílabos que circularam em Vila Rica poucos anos antes da Inconfidência Mineira, o contexto histórico em que o autor vivia era de injustiça, corrupção, abusos de poder, má administração pública, e alta cobrança de impostos.
Assim, na obra Cartas Chilenas, há um forte foco em expor a corrupção do governador da Capitania de Minas Gerais, Luís da Cunha Meneses.
Confira mais informações sobre a obra Cartas Chilenas aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/17026731
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás