Respostas
Resposta:
- São Sebastião
Explicação:
Conta-se que na batalha final que expulsou os franceses do Rio, São Sebastião foi visto com uma espada na mão, entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra os franceses calvinistas. Era o dia 20 de janeiro, o dia em que passou-se a celebrar o santo.
Resposta:
São Sebastião foi um mártir dos primeiros séculos da Igreja Cristã, por professar e não negar sua fé em Cristo.
Sebastião nasceu na cidade de Narbona, França, no ano de 256 da era cristã. Ainda jovem mudou-se com a família para Milão, na Itália, cidade da sua mãe.
Alistou-se no exército de Roma e tornou-se o soldado predileto do Imperador Diocleciano. Conquistou o posto de comandante da Guarda Pretoriana.
A fama de benfeitor dos cristãos se espalhou e Sebastião foi denunciado ao Imperador . Este, que perseguia os cristãos do seu exército, tentou fazer com que Sebastião renunciasse ao cristianismo, mas diante do Imperador, Sebastião não negou a sua fé e foi condenado à morte.
Foi morto no ano de 287 da era cristã, após ser açoitado até a morte e seu corpo foi atirado no esgoto público de Roma. Esta sua execução ocorreu após outras tentativas de matá-lo, das quais acabou se livrando e tentou continuar seus trabalhos de evangelização.
Explicação:
Texto da professora Dilva Frazão (internet)