• Matéria: Português
  • Autor: sophia2731
  • Perguntado 3 anos atrás


Prestes a completar 32 anos, a biomédica Jaqueline Goes de Jesus ainda não se sente 100% confortável com os holofotes que iluminaram sua carreira nos últimos meses.
Graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, doutora em patologia humana e experimental pela Universidade Federal da Bahia, a pesquisadora integra o time de especialistas que fez o sequenciamento genômico do primeiro caso de covid-19 detectado no Brasil em apenas 48 horas, um recorde que só foi igualado pelo Instituto Pasteur, na França.

BBC News Brasil - Como foi o trabalho de receber a amostra do primeiro caso de covid-19 no Brasil e fazer o sequenciamento genético em poucas horas?
Goes de Jesus - Nós realmente fizemos o sequenciamento num tempo muito curto, mas isso não aconteceu porque a nossa equipe era hiper, master, ultra competente. Não que todos os pesquisadores não fossem competentes, claro, mas fazer tudo em 48 horas refletiu, na verdade, o processo de preparação que fizemos para que isso fosse possível.
Nós já tínhamos montado toda a estrutura para que, quando o primeiro caso fosse confirmado, nós já tivéssemos os equipamentos e os reagentes prontos no laboratório. Ou seja, as 48 horas refletem, na verdade, dois meses de preparação e toda uma cadeia de trabalho e treinamento.
Eu particularmente já fazia sequenciamentos desde 2016, com o vírus zika. Meus colegas de laboratório também já tinham essa experiência. E a gente manteve a parceria com o Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz, por conta de um projeto anterior que eu desenvolvia com dengue.
Nós estreitamos os laços e, a partir daí, surgiu a oportunidade de fazer o genoma do Sars-CoV-2. Então a gente já tinha se organizado antes, junto com o pessoal do Adolfo Lutz, e sabíamos que a possibilidade de o primeiro caso ser detectado em São Paulo era grande. Quando isso efetivamente aconteceu, colocamos a mão na massa e realizamos todo o processo laboratorial.
Contamos também com o apoio dos epidemiologistas e bioinformatas do Reino Unido. Temos um contato muito próximo com eles e todo esse processo de montagem do genoma e publicação aconteceu em conjunto. Meu rostinho ficou conhecido por uma questão de facilidade de comunicação, mas existe uma equipe muito grande por trás de tudo.
Com o sequenciamento dos primeiros casos e a importância disso para a saúde pública, veio a necessidade de fazer a vigilância genômica, que é o monitoramento dos novos casos, para entender se há a introdução ou a emergência de novas variantes, como o vírus está se dispersando, quais as medidas tomadas e como fazer o controle da transmissão viral.

O Intraempreendedorismo, permeia um perfil individual construtivo e oportuno, que ao analisar a situação que está inserido torna-se criativo e desenvolve ferramentas ou instrumentos para conduzir a si e sua equipe ao sucesso. Conforme o case de sucesso acima, analise e responda as seguintes questões:

a. Classifique como empreendedor por necessidade ou oportunidade a biomédica, Dra. Jaqueline Goes de Jesus, e apresente um trecho, curto no texto, que justifique sua resposta.


b. Apresente um trecho, curto, do texto que corresponde o contexto “visão empreendedora” 


c. Cite um trecho curto do texto, que esteja relacionado em assumir riscos.


assessoriaaction: 4️⃣4️⃣ 9️⃣ 9️⃣9️⃣8️⃣3️⃣➖4️⃣6️⃣2️⃣6️⃣
Anônimo: olá me chama ajuda acadêmica 13.9.9.1.8.5.7.9.8.1

Respostas

respondido por: polifurini
33

Resposta:

A) Empreender por necessidade depende mais da situação econômica de um país. O número de empreendedores por necessidade, por exemplo, cresce quando o desemprego aumenta.- "Nós realmente fizemos o sequenciamento num tempo muito curto, mas isso não aconteceu porque a nossa equipe era hiper, master, ultra competente".

B)"Contamos também com o apoio dos epidemiologistas e bioinformatas do Reino Unido. Temos um contato muito próximo com eles e todo esse processo de montagem do genoma e publicação aconteceu em conjunto".

C)"sequenciamento dos primeiros casos e a importância disso para a saúde pública, veio a necessidade de fazer a vigilância genômica, que é o monitoramento dos novos casos, para entender se há a introdução ou a emergência de novas variantes, como o vírus está se dispersando, quais as medidas tomadas e como fazer o controle da transmissão viral"


silvanadfreitas: Sim obrigado
jullyleemos: Sim , obrigada ☺️
Anônimo: olá me chama ajuda acadêmica 13.9.9.1.8.5.7.9.8.1
ddaianesilva63: Obrigada
Perguntas similares