A farmacologia trouxe o esclarecimento científico sobre os efeitos gerados na administração de fármacos. Os estudos dos medicamentos e suas interações no organismo, tornaram possível definir, por exemplo, o processamento farmacocinético de um fármaco, bem como algumas etapas que iniciam na absorção destas substâncias e finalizam na sua excreção. PRADO, Gabriela de Castro. Fundamentos de Farmacologia Aplicada à Podologia. Maringá-PR.: Unicesumar, 2021. Adaptado Diante do assunto proposto e do conteúdo da disciplina, responda as perguntas seguir: 1) Descreva quais são os fatores responsáveis pela alteração da absorção e biodisponibilidade dos fármacos. 2) Cite duas vias em que um fármaco administrado não sofrerá metabolismo de primeira passagem e comente sobre as desvantagens do uso destas vias. 3) A membrana plasmática é a barreia em que o fármaco deve passar para promover a sua ação. Diante dos possíveis mecanismos de transporte passivo que ocorrem por meio da membrana, escolha um deles e o descreva.
Respostas
respondido por:
1
A administração de fármacos é estudada através da farmacologia, onde se observa biodisponibilidade, absorção, excreção e possíveis alterações.
Os fatores que podem intervir na absorção fármacos são:
- Características físico-químicas do medicamento;
- Vias de administração;
- Proporções e localização da área de absorção;
- Forma farmacêutica na qual se apresenta o fármaco.
Fatores que influenciam na biodisponibilidade dos fármacos:
- Velocidade de dissolução do fármaco;
- Idade, sexo, e condição física do paciente;
- Presença de doenças;
- Estresse;
- Consumo alimentar e alcóolico;
Vias de administração que não sofrem metabolismo de primeira passagem:
- Via intravenosa: O medicamento é administrado diretamente na veia do paciente, apresentando seus efeitos de forma mais rápida visto que é levado diretamente para a corrente sanguínea, sem passar por outros processos.
- Uma das maiores dificuldades está na limitação de uso, sendo um tipo de via que só pode ser utilizada em ambientes de saúde através de um profissional habilitado.
- Via sublingual: Tem uma ação mais rápida do que o uso de comprimidos por via oral, visto que existem diversas terminações nervosas na região que permitem uma absorção direta do fármaco sem passar por outros mecanismos.
- Apesar da facilidade no uso, essa solução só é útil para pequenas doses, e deve ser utilizada de maneira correta, seguindo a risca as orientações do farmacêutico.
Um dos mecanismos de transporte passivo de membrana é a difusão simples:
- Trata-se da locomoção de partículas do meio mais concentrado para o menos concentrado;
- O processo só ocorre com partículas muito pequenas, para as quais a membrana deve possuir permeabilidade.
Aprenda mais sobre farmacologia:
https://brainly.com.br/tarefa/38561917
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
88**9**93**76**82**55**.,....,,,,,,