• Matéria: Pedagogia
  • Autor: michelefrancisca23
  • Perguntado 3 anos atrás

Andressa é professora da Educação Infantil em Belém há pouco mais de 4 meses. Chegado o período de elaboração dos relatórios de desenvolvimento de seus alunos, optou por retomar os estudos acerca do desenvolvimento cognitivo, visando embasar cientificamente suas observações e análises no que se refere a este aspecto do desenvolvimento humano. Tendo em vista os pressupostos teóricos da epistemologia genética, analise as afirmativas e considere (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

I​​. Andressa retomou que a criança, no período pré-operatório, comete equívocos de lógica, pois seu pensamento ainda é intuitivo, ou seja, suas respostas baseiam-se em experiências perceptivas ou atuações de ensaio e erro, o que justifica a razão pela qual a criança discute quando é oferecido massa de modelar em formato de bastão e bolinha, apesar de terem a mesma quantidade de massa.
II. Andressa rememorou que no período operatório-concreto a criança estabelece a reversibilidade completa de raciocínio e a generalização de esquemas e, por isso, consegue se depreender da base concreta para organizar o pensamento lógico. As discussões sobre quantidade de massa e volume, por exemplo, não são mais realizadas a partir da percepção visual e sim com base na quantidade fornecida.
III. Andressa relembrou que o período sensório-motor é riquíssimo na aquisição de esquemas de ação, pois a criança está conhecendo o mundo e agindo sobre ele. Por isso, a exploração do ambiente é tão importante, de modo a gerar desequilíbrios cognitivos e permitir que a criança possa dominar novos modos de interagir com o ambiente e com os objetos, permitindo, assim, uma interação mais coerente com o meio.

As afirmativas I, II, III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V.

Alternativa 2:
F, F, F.

Alternativa 3:
V, F, V.

Alternativa 4:
F, V, F.

Alternativa 5:
F, F, V.

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

Andressa observou que o período operatório-concreto é uma das bases para que a criança estabeleça reversibilidade, considerando a generalização dos esquemas e o pensamento lógico. Todas as alternativas estão corretas.

Vemos que o período sensório-motor como uma parte da aquisição dos esquemas da ação, de modo a gerar os desequilíbrios cognitivos, e por isso, o espaço escolar é importante para a interação no desenvolvimento do saber.

Como podemos explicar os estágios segundo Piaget?

O estágio sensório motor ocorre por volta de 0 a 2 anos, enquanto o pré operatório dos 2 até os 7, já operacional concreto vai dos 7 até os 11 ou 12 anos, e por fim o de operações formais dos 12 em diante.

Mais sobre as ideias de Vygotsky e Piaget:

https://brainly.com.br/tarefa/18016880

#SPJ11

Anexos:
respondido por: nadiacm
0

Resposta:

A

Explicação:

todas estão corretas

Perguntas similares