Questões: (1) Por que Judaísmo, Islamismo e Cristianismo são "religiões semitas"? (2) Quem foi Abraão? Qual a sua importância no semitismo? (3) O que é Torah? Quais as principais crenças do judaísmo? (4) Qual a importância da pessoa de Jesus Cristo no cristianismo? (5) Quais são os pilares do islamismo? Como diferenciar Xiitas e Sunitas? (6) Que aspectos em comum podem ser encontrados nas religiões semitas??
Respostas
1.As tribos semitas foram antigos agrupamentos humanos que deram origem a importantes civilizações como fenícios, cananeus, hebreus. O patriarca Abraão é um ilustre descendente semita. Ele teria gerado dois filhos Ismael (patriarca islâmico), e Isaque (patriarca judeu, e cristão). Foi daí que convencionou a chamar judaísmo, cristianismo e islamismo de religiões semitas, pois são filhas do mesmo pai Abraão.
2.Abraão foi um homem que era muito amigo de Deus,que fazia qualquer coisa que Deus lhe pedisse. A importância dele na História dos Hebreus foi pq ele recebeu a missão de migrar para Canaã(terra dos cananeus),depois chamada de Palestina,onde se localiza hj a Estado de Israel.
3. Os cinco livros que compõe a Torá fazem parte da Bíblica Hebraica e também estão presentes na Bíblia Cristã. Porém, na Bíblia Cristã é nomeado de Pentateuco, fazendo referência aos 5 primeiros livros do Antigo Testamento. São eles: 1. Gênesis; 2. Êxodo; 3. Levítico; 4. Números; 5. Deuteronômio.
4.Cristianismo (do grego Xριστός, "Christós", messias, ungido, do heb. משיח "Mashiach") é uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor.
5.Esta é a principal diferença entre os dois subgrupos islâmicos. Os sunitas acreditavam que um indivíduo qualificado e devoto deveria ser o sucessor do Profeta, enquanto os xiitas acreditam que o sucessor deveria ter uma linhagem direta com o profeta.
6.O termo semita tem como principal conjunto linguístico composto por uma família de vários povos, entre os quais se destacam os árabes e hebreus, que compartilham as mesmas origens culturais. A origem da palavra semita vem de uma expressão no Gênesis e referia-se a linhagem de descendentes de Sem, filho de Noé. Modernamente, as línguas semíticas estão incluídas na família camito-semítica.
Espero ter ajudado!