Um dos fatores que torna o transporte de seiva bruta possível, até mesmo nas sequoias gigantes, é a
A
capilaridade do floema, que realiza ligações de hidrogênio com a água e permite que ela chegue aos pontos mais altos das árvores.
B
pressão positiva de raiz, que com a pressão osmótica menor que a do solo, absorve a água e a empurra xilema acima.
C
capilaridade do xilema, que possui um grande diâmetro e permite que mais água chegue aos pontos mais altos das árvores.
D
pressão positiva de raiz, que com a pressão osmótica maior que a do solo, absorve a água e a empurra floema acima.
E
capilaridade do xilema, que realiza ligações de hidrogênio com a água e permite que ela chegue aos pontos mais altos das árvores.
-se puder explicar o porque da alternativa eu agradeço-
Respostas
A alternativa correta é E. A propriedade da capilaridade é fundamental para que a seiva bruta seja conduzida através do xilema até os pontos mais altos de uma árvore.
A condução ascendente da seiva bruta na planta
A teoria que explica a movimentação da seiva bruta (xilêmica) nas plantas é chamada de Teoria da tensão-coesão-adesão, o "Teoria de Dixon". Segundo essa teoria, a tensão entre as moléculas de água é o princípio que possibilita que a seiva chegue até as extremidades de grandes árvores, como as sequoias.
A capilaridade é de grande importância principalmente para as plantas de menor porte. Contudo, para os grandes vegetais, o principal mecanismo está associado à pressão hidrostática.
À medida que as células nas folhas no topo da árvore realiza evapotranspiração nos estômatos, forma-se uma tensão entre as demais moléculas de água no interior do vaso condutor. Por coesão entre as ligações de hidrogênio e entre cada molécula e a parede do vaso, todas as moléculas de água do vaso são impulsionadas para cima, de forma a ocupar o espaço deixado pela molécula evaporada. Assim, é possível que a seiva alcance todas as extremidades, mesmo dos maiores organismos.
Entenda mais sobre botânica em:
https://brainly.com.br/tarefa/30055320
#SPJ9