Os primeiros estudos sobre a aprendizagem humana geraram muitas controvérsias e discordâncias entre os pesquisadores. A falta de um consenso sobre o conceito de aprendizagem, a sua natureza e os fatores a ela relacionados levou à elaboração de diferentes concepções de aprendizagem. As três concepções mais importantes, do ponto de vista histórico, são: o inatismo, o ambientalismo e o interacionismo.
Sobre as ideias interacionistas, assinale a alternativa correta:
A.
O homem, ao nascer, é uma tábula rasa, na qual todos os conhecimentos que serão necessários ao longo de sua vida devem ser depositados.
B.
O indivíduo da espécie humana, ao nascer, já traz todos os conhecimentos dentro de si, não havendo espaço para novas criações.
C.
A aprendizagem ocorre como fruto da interação do sujeito da aprendizagem com os objetos de conhecimento disponíveis no meio no qual está inserido.
D.
O papel da educação é bastante reduzido, limitando-se a interferir, o mínimo possível, no processo natural de desenvolvimento e aprendizagem.
E.
Como a aprendizagem se dá pela transmissão, um dos objetivos da educação escolar é a perpetuação dos tipos de sociedade e cultura vigentes.
Respostas
Resposta:
a resposta correta é a letra (c)
A aprendizagem ocorre como fruto da interação do sujeito da aprendizagem com os objetivos de conhecimento disponíveis no meio no qual está inserido.
Explicação:
Resposta:
Letra C)
Explicação:
A ideia de que o homem, ao nascer, é uma tábula rasa, na qual todos os conhecimentos que serão necessários ao longo de sua vida devem ser depositados, é característica da concepção ambientalista da aprendizagem. Para os adeptos da concepção ambientalista, como a aprendizagem se dá pela transmissão, um dos objetivos da educação escolar é a perpetuação dos tipos de sociedade e cultura vigentes.
A concepção inatista vê o indivíduo da espécie humana, ao nascer, como já dotado de todos os conhecimentos que lhe serão necessários ao longo da vida. Para os adeptos dessa concepção, o papel da educação é bastante reduzido, limitando-se a interferir, o mínimo possível, no processo natural de desenvolvimento e aprendizagem.
Para os teóricos interacionistas, a aprendizagem ocorre como fruto da interação do sujeito da aprendizagem com os objetos de conhecimento disponíveis no meio no qual está inserido.