“As viagens atlânticas de portugueses e espanhóis vieram dar nova dimensão a esta realidade, permitindo o desenvolvimento das relações comerciais num mercado que, pela primeira vez na história, adquiria o tamanho do mundo. [...]
[...] a apologia do trabalho; a defesa das atividades manufatureiras, do desenvolvimento do comércio e da expansão colonial; a afirmação da vontade de enriquecimento individual e coletivo, como vias de concretização do poderio nacional e do domínio do estado nacional; a necessidade de pôr de pé uma estrutura de administração pública e de organizar políticas ativas que orientem o ‘governo da economia’.”
NUNES, Antônio J. A. Prefácio de História do Pensamento Econômico. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2005, p. 7 e 19
Os séculos XV e XVI foram símbolos das transformações decorridas na sociedade europeia, que foram construídas em um processo que demorou séculos. No campo econômico, vimos uma expansão e incentivo ao comércio.
Com a leitura dos excertos anteriores, identifique a alternativa que contenha o fenômeno econômico do período.
Respostas
respondido por:
0
O fenômeno econômico caracterizado pelos excertos trata-se do mercantilismo.
O que foi o mercantilismo?
O mercantilismo consolidou-se entre os séculos XV e XVI e consistia na configuração econômica que conseguia abarcar as novas condições econômicas e financeiras mundiais com mais facilidade em um contexto de consolidação dos Estados Nacionais modernos.
Este sistema econômico permitiu, por exemplo, a intensificação de atividades comerciais com o exterior, e a acumulação de riquezas pelas classes burguesas, o que eventualmente impulsionou processos de urbanização em grandes centros europeus.
Saiba mais sobre o mercantilismo em https://brainly.com.br/tarefa/46633
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás