Respostas
Resposta: Lei da oferta e da procura
Tem o objetivo de obter lucro e a acumulação de riquezas
O Estado deve garantir a propriedade privada
O trabalho é assalariado (ao contrário da servidão ou escravidão)
Explicação:
O mercado é livre e com pouca ou nenhuma interferência do Estado. Os produtos são vendidos conforme as leis da oferta e da procura. Ou seja, conforme a quantidade de produtos que são produzidos e estão em estoque, e também de acordo com a procura dos consumidores pelos serviços e bens de consumo.
O objetivo do capitalismo é a obtenção de lucros cada vez maiores e esses lucros são decorrentes do trabalho dos proletários nos meios de produção – fábricas, comércio, agricultura. Para a maximização do lucro é comum que os donos dos meios de produção reduzam ao máximo os custos de suas atividades e elevem os preços dos produtos ou serviço o quanto for possível.
Para o funcionamento do capitalismo, é necessário que o Estado garanta a propriedade privada. Com a propriedade privada garantida, os capitalistas – detentores de terras, maquinários ou qualquer outro meio de produção – são livres para utilizá-la da forma como desejam, afinal, são os donos desses recursos.
O trabalho assalariado do sistema capitalista substituiu as relações servis e escravocratas dos séculos de feudalismo. No sistema capitalista, os proletários trabalham para os burgueses e recebem um salário em troca de sua força de trabalho.
O trabalho assalariado no capitalismo é fundamental para a manutenção do sistema, afinal, é com o salário que os trabalhadores compram bens e serviços e garantem o funcionamento do sistema. Como a classe dos trabalhadores é muito maior que a classe dos burgueses, é imprescindível que eles possam consumir, caso contrário, faltaria demanda.