• Matéria: ENEM
  • Autor: mariaceci12021pat
  • Perguntado 3 anos atrás

Caso clínico: Homem, 68 anos, vai para atendimento agendado com clínico geral em uma UBS de Londrina. Na consulta é verificado forte odor etílico no paciente, mas sua hipertensão segue controlada, com glicemia de jejum de 97mg/dL, sendo mantido as medicações. Durante a consulta o médico notou um quadro importante de tosse. Ao ser questionado sobre a tosse, o paciente relatou que ela iniciou após uma semana fria a quase um ano atrás, e desde então não parou de tossir, e já havia acostumado com aquilo, no início era seca, pensava que fosse alergia, mas depois começou com produção de escarro. Relatou morar em um abrigo para idosos, e que era normal idoso ter tosse, e os demais idosos nem reclamavam de sua tosse. Ao fazer auscultação no paciente, o médico evidenciou uma mancha hipocrômica na região dorsal, sendo que o paciente relatou não sentir a sensação de toque ou de frio nessa região

Respostas

respondido por: hugoderllyarly
1

Resposta:

A) quadro do paciente morte tecidual, já que ele não sente nada nessa região em que o médico tocou, com a morte do tecido, há perda de funcionalidade também.

B) Tem total relação, isso porque todos os idosos do abrigo possuem o mesmo problema.

O que pode ter causado esse quadro?

As condições de limpeza do lugar, muito provavelmente é um agente infecciosos que já está circulando no ambiente do asilo há um bom tempo, é importante investigar o lugar e determinar qual é o agente infecciosos e instituir tratamento para todos os portadores.

Perguntas similares