Respostas
Resposta:
Olá, se te ajudar agradeço muito caso me escolha como melhor resposta!
Repressão do Movimento:
Durante o século XIX, historiadores procuraram explicar o nascimento do Estado nacional brasileiro, atribuindo às instituições do novo país independente um caráter constitucional, renovador e civilizado. Nessa medida, os movimentos contestatórios, entre eles a Balaiada, foram julgados como anomalias, manifestações da barbárie contra a civilização, representada pela ordem monárquica.
Interpretação Histórica:
A Balaiada começou em dezembro de 1838, quando o vaqueiro Raimundo Gomes invadiu a cadeia da cidade maranhense de Vila da Manga para libertar seu irmão, acusado de assassinato, e outros presos que cumpriam pena. Os guardas não reagiram ao ataque e aderiram ao movimento. O motivo da revolta de Balaio foi a vingança a um oficial que teria estuprado suas filhas. Balaio pretendia incitar a população contra Antônio Raymundo Guimarães, o oficial, afirmando que havia uma ação da população branca contra os mulatos.
Influência da Balaiada:
A Balaiada representou a ascensão de brasileiros ao poder provincial e nacional, a consolidação do poder do coronelismo e o pacto de dominação entre os partidos da elite maranhense, acentuando mais ainda a marginalização social dos destituídos.