Respostas
Resposta:
De cidade mais perigosa do mundo à mais inovadora
Nos anos 90, seus habitantes vivenciaram um ápice de violência urbana. Muito por conta dos conflitos com o narcotráfico, a média de homicídios chegava a quase 7mil por ano. Para reverter a situação, junto com o combate armado, chegavam também os educadores. Enquanto a segurança se restaurava nos bairros mais perigosos, o impulso de projetos tecnológicos, pedagógicos e culturais despertava uma mentalidade empreendedora nos paisas.
Apenas duas décadas depois, Medellín recebeu, em 2013, o título de “Cidade Mais Inovadora do Planeta”, segundo o Wall Street Journal e o Urban Land Institute. Tudo graças a parcerias do governo com empresas e instituições que vêm fomentando a inovação e criando soluções para problemas clássicos da região.
Você deve estar se perguntando que soluções foram essas, exatamente. Nós exemplificamos: imagine que você mora, literalmente, em uma montanha. Sua casa é tão distante do lugar em que você trabalha que, todos os dias, você perde pelo menos 4h dentro do transporte público. Agora imagine que em vez de um ônibus, você possa descer a montanha de escada rolante. Foi exatamente assim que um distrito de Medellín, em 2010, reduziu o tempo desse percurso para apenas alguns minutos.
E as medidas não pararam por aí. A cidade construiu museus, bibliotecas e escolas nos bairros mais pobres, fazendo com que suas crianças tivessem acesso a uma educação de qualidade. Os resultados dessas ações foram tão positivos que toda a comunidade iniciou uma campanha massiva, nas mídias sociais, para que Medellín ganhasse o prêmio de cidade mais inovadora.