Respostas
Resposta:
Porque Antônio Conselheiro foi um líder religioso que andava pelo sertão afora pregando de cidade em cidade e promovendo mutirões para ajudar pequenos agricultores, reformar igrejas e erguer muros de cemitérios. E, aos poucos, foi reunindo um grande número de seguidores.
Explicação:
Guerra de Canudos
Nas últimas décadas do século XIX, a concentração de terras nas mãos de poucos, o desemprego, as disputas entre as famílias de grandes fazendeiros ( os coronéis) e as secas constantes tornavam a vida da maioria dos habitantes do sertão nordestino quase insuportável.
Nesse cenário marcado por violência e exclusão social, surgiu no sertão nordestino, em 1870, um líder religioso cearense chamado Antônio Vicente Mendes Maciel, o Conselheiro. Em 1893, ele e sua gente estabeleceram - se no sertão baiano, as margens do Rio Vaza - Barris, nas terras de uma antiga fazenda chamada Canudos.
A autonomia da gente de Canudos e, sobretudo, a decisão de não pagar os novos impostos foram vistas como uma ameaça à ordem estabelecida. Foi o que bastou para que o governo enviasse várias expedições militares contra Canudos.