O psicanalista Sigmund Freud, apresentou que o ser humano possui três subpersonalidades em conflito: o id, o ego e o superego. A teoria freudiana afirma que uma delas busca satisfazer desejos o tempo todo, uma adapta essa procura ao mundo real e a outra é totalmente realista.
VARGAS, Eudes Cristiano; MANTOVANI, Marcia Tathiane da Silva Ribeiro. Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas. Maringá: UniCesumar, 2022.
Com base nesse contexto, avalie as afirmações a seguir:
I. Superego é parcialmente inconsciente, é constituído por normas e pela ideias morais e tende a reprimir de forma severa as infrações morais.
II. O Ego é totalmente inconsciente, representa a moralidade, deriva do id, procurando dentro do possível satisfazer seus impulsos.
III. O Id é parcialmente consciente, é irracional e impulsivo procura o prazer alheio à realidade e à moral.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
De acordo com a psicologia de Freud, o Id é o instinto mais primitivo do homem, sendo totalmente inconsciente. Já o Ego possuí é parcialmente inconsciente, mas atual majoritariamente no consciente. Portanto, a alternativa correta é a número 1.
O que Sigmund Freud defendia?
Freud defendia a tese de que os sentimentos, emoções e traumas ficavam escondidos na parte chamada ID e Superego, que atuam parcialmente inconsciente, porém, podiam ser despertos a partir de estímulos.
A partir disso que o psicólogo desenvolveu a psicanálise e diversas teorias sobre a mente humana.
Aprenda mais sobre Sigmund Freud aqui: brainly.com.br/tarefa/41750224
#SPJ1
Resposta:
I, apenas.
Explicação:
I. Superego é parcialmente inconsciente, é constituído por normas e pela ideias morais e tende a reprimir de forma severa as infrações morais. (Verdadeiro)
II. O Ego é totalmente inconsciente, representa a moralidade, deriva do id, procurando dentro do possível satisfazer seus impulsos. (Falso, o Ego é parcialmente consciente)
III. O Id é parcialmente consciente, é irracional e impulsivo procura o prazer alheio à realidade e à moral. (Falso, o Id é totalmente inconsciente)
Pág: 22 do livro Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas.