Respostas
Resposta:
Para explicar as causas, precisamos entender o que é e qual é a importância da camada de ozônio.
A camada de ozônio é uma cobertura de gás ozônio presente na estratosfera, entre 25 km de altitude, que protege o planeta das radiações ultravioletas prejudiciais aos seres vivos.
Observação: A camada de ozônio concentra 90% das moléculas desse gás.
A camada de ozônio é essencial para a vida, pois forma escudo que nos protege das radiações ultravioletas. Sem ela, a vida na Terra não seria possível.
Causas e as consequências da destruição da camada de ozônio
Os buracos na camada de ozônio são regiões da estratosfera onde a concentração de ozônio cai abaixo de 50%, esses buracos estão relacionados com os gases originados de atividades humanas.
O principal desses gases é o CFC (clorofluorcarbonos), formados por cloro, flúor e carbono. Também fazem parte da lista, óxidos nítricos e nitrosos e o CO2, expelidos pelos veículos e pela queima de combustíveis fósseis. Sem a proteção da camada de ozônio, teríamos uma diminuição na taxa de crescimento das plantas, que fariam menos fotossíntese.
Os raios ultravioletas também prejudicam o desenvolvimento de organismos aquáticos e reduz a produtividade do fitoplâncton. Essa situação provoca alterações nas cadeias alimentares e no funcionamento dos ecossistemas.
A ação intensa dos raios ultravioletas também pode causar diversos males à saúde humana, como:
• Degeneração do DNA das células
• Câncer de pele
• Cegueira
• Deformações e atrofias musculares
• Enfraquecimento do sistema imunológico
Efeito Estufa
O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor.
Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário. Sem ele, certamente nosso planeta seria muito frio e a sobrevivência dos seres vivos seria afetada.