O Brasil possui um aparato legal que busca assegurar os direitos de todos os indivíduos residentes no território nacional. No entanto, o tema direitos é ainda bastante controverso, especialmente na sociedade neoliberal, marcada pela diversidade e pela desigualdade. Analisando o contexto histórico, se pode inferir que os direitos, mais especificamente os direitos humanos, têm sua origem nas lutas burguesas, com a Revolução Francesa, considerada o marco cronológico desses direitos. A Revolução Francesa é um marco para o advento do capitalismo. Ela representa a luta da burguesia pela liberdade, no sentido exclusivo de comprar e vender produtos com mais liberdade. A liberdade defendida pelos burgueses não era para toda a sociedade, e sim limitada aos considerados cidadãos. Os direitos dessa época fazem parte da primeira geração de direitos e ficaram conhecidos como: direitos individuais direitos sociais direitos políticos direitos econômicos
Respostas
Direitos individuais eram os direitos defendidos pela burguesia durante a Revolução Francesa.
A Revolução Francesa e a busca burguesa por direitos individuais
A Revolução Francesa foi um processo de grandes mudanças nas estruturas econômica, política e cultural na França. Ocorreu ao final do século XVIII e foi liderado pela burguesia do país, sendo responsável pelo fim do absolutismo monárquico e pelo enfraquecimento do mercantilismo. Seus ideiais se espalharam por diversos pontos do mundo, chegando inclusive ao Brasil e incentivando movimentos separatistas.
Uma das principais contribuições da Revolução Francesa foi o reconhecimento do direito dos indívíduos, que acabou por inspirar diversas constituições atuais e até mesmo a declaração internacional dos direitos humanos.
Para saber mais sobre os direitos na Revolução Francesa, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/51878518
#SPJ4