Na Antiguidade Oriental, desenvolveu-se a primeira religião monoteista etica da historia, que, alem de defender a existencia de um unico deus, tambem passou a difundir preceitos morais e eticos, o que influenciou grande parte das religioes que vieram posteriomente, como o cristianismo e o islamismo. Sobre esse assuntos, responda as perguntas.
a) A que o texto se refere?
b) A origem dessa religião está associada a que sociedade da Antiguidade Oriental?
Respostas
Resposta: A palavra monoteísmo vem da junção de duas palavras gregas. Mono significa único, um; enquanto Theo significa deus.
O monoteísmo, para o Judaísmo, Cristianismo e Islã, tem em comum a mesma fonte, a Bíblia. Igualmente reconhecem Abraão como o pai comum de todas elas. Por isso, essas religiões também são chamadas como abraâmicas ou religiões do Livro.
Explicação:
Monoteísmo na História
Além das religiões citadas acima há exemplos de monoteísmo em alguns períodos da História.
No Egito, o faraó Akenaton, pai de Tutancâmon, tentou estabelecer o culto de um único deus, durante o seu reinado.
O profeta Zaratustra, também conhecido como Zoroastro, sistematizou o monoteísmo, na Pérsia (atual Irã). Trata-se de uma religião que defende as escolhas entre o Bem e o Mal, a existência do Paraíso, da ressurreição, na vinda de um messias. Ainda há remanescentes de comunidades zoroastristas na Índia.
Durante o Império Romano, o imperador Constantino tenta apaziguar cristãos e pagãos instituindo o culto ao Deus-Sol, o qual o dia de adoração seria domingo.
Os Yazidís, que pertencem a etnia curda, são uma uma comunidade pré-islâmica que vive no Iraque. Também adoram um único deus, cujo representante na terra seria Melek Taus.