Leia o excerto a seguir com atenção:
A Matemática dos Maias
“Nesta unidade, vamos estudar a cultura Maia. Você sabia que os Maias foram os inventores do conceito de abstração matemática? Criaram um número equivalente ao zero e nossos calendários são baseados no calendário dos Maias. Com sua aritmética, os Maias faziam cálculos astronômicos de notável exatidão. Conheciam os movimentos do Sol, da Lua, de Vênus e provavelmente de outros astros. Criaram também um sistema de numeração de base 20 simbolizado por pontos e barras. Os astrônomos Maias determinaram o ano solar de 365 com o ano bissexto a cada 4 anos. Através de dois calendários sobrepostos (o sagrado com 260 dias e o laico com 365 dias) criaram um calendário circular que situava os acontecimentos em ordem cronológica.
Dentre suas construções de pedra destaca-se o templo de Kukulkan (no México) que foi usado como observatório astronômico. Veja que interessante, as quatro faces do templo estão voltadas para os pontos cardeais e representam as estações do ano. Nos dias 21 de março e 23 de setembro, quando ocorrem equinócios, isto é, quando o dia tem exatamente a mesma duração da noite, o sol (que incide às 17h e 30min sobre o templo em forma de pirâmide) projeta uma sombra nos degraus que forma a imagem de Kukulkan, o deus da serpente emplumada”.
Agora assinale a alternativa que corresponde à SEQUÊNCIA CORRETA das estratégias utilizadas nesse excerto para a adequação de um texto ao AVA, conforme vimos na disciplina, relacionadas aos termos e expressões destacadas no excerto:
Grupo de escolhas da pergunta
inclusão do aluno no texto, como interlocutor; inclusão do aluno no texto, como interlocutor; presença do autor no texto teórico, como locutor; utilização de paráfrases para explicar termos técnicos.
utilização de paráfrases para explicar termos técnicos; inclusão do aluno no texto, como interlocutor; inclusão do aluno no texto, como interlocutor; presença do autor no texto teórico, como locutor.
presença do autor no texto teórico, como locutor; inclusão do aluno no texto, como interlocutor; inclusão do aluno no texto, como interlocutor; utilização de paráfrases para explicar termos técnicos.
inclusão do aluno no texto, como interlocutor; presença do autor no texto teórico, como locutor; inclusão do aluno no texto, como interlocutor; utilização de paráfrases para explicar termos técnicos.
inclusão do aluno no texto, como interlocutor; utilização de paráfrases para explicar termos técnicos; presença do autor no texto teórico, como locutor; inclusão do aluno no texto, como interlocutor.
Alguem sabe a resposta?
Respostas
Resposta:
Os maias ocuparam as terras que hoje são o México e a Guatemala e são conhecidos pelo seu grande desenvolvimento nos conhecimentos astronômico e matemático.
Os maias possuíam um jeito próprio de representar a numeração, onde os números eram representados por apenas três símbolos: uma concha que representava o zero, um ponto que representava o um e uma barra que representava o cinco. O povo maia ainda inventou um tipo próprio de escrita, em que imagens eram pintadas em livros de casca de figueira para representarem um som.
Além disso, os maias inventaram um tipo de calendário bastante preciso. Inicialmente, acreditavam que um ano possuía 260 dias e a cada dia eram atribuídos símbolos. Entretanto, com o avanço da sociedade, o calendário evoluiu para 365 dias com 18 meses, sendo que cada mês possuía 20 dias.