Respostas
Resposta: sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos.
Explicação:
Sufrágio universal: todos os homens e todas as mulheres podem votar, desde que sejam considerados perante a lei como maiores de idade e civilmente capazes (ser capaz de expressar sua própria vontade)(há um debate no momento devido a promulgação do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n. 13.146/2015) pois causa confusão dentro do espectro das múltiplas deficiências existentes (algumas inibem/prejudicam a manifestação da vontade e outras não. Então este é um ponto controverso).
Voto Direto: o próprio cidadão vota e não um terceiro com procuração.
Secreto: ninguém têm o dever de expor o seu voto. Ou seja, somente o cidadão que vota sabe em quem votou e não a sociedade em geral. Exceto se dita pessoa quiser divulgar. Fora isso, não há obrigação legal de expor a quem votou. Isto serve para impedir pressões populares vinda de parentes, vizinhos, empregadores, etc.
Valor igual: cada voto proferido tem o mesmo valor, independente de raça, credo, alinhamento político, altura, peso, sexo, etnia, etc. O voto de um cidadão de determinado grupo não tem valor maior ou menor do que outro.