A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Teria sido traduzida em latim por mos ou mores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral. Uma das possíveis definições de ética seria a de que é uma parte da filosofia (e também pertinente às ciências sociais) que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual (O que é ética? Brasil Escola. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/o-que-etica.htm. Acesso em: 15 mar. 2016). E a ética ambiental está relacionada às questões que envolvem a relação do homem com a natureza, como utiliza e administra os recursos naturais, e pode adquirir diferentes conotações. Sobre a ética ambiental é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
A única forma de vida importante em termos ambientais é a humana, por ser a única dotada da capacidade de pensar e, assim, dominar as outras espécies.
b)
Os habitantes do Continente Africano têm importância maior para o planeta Terra do que os asiáticos, pela sua resistência física e diversidade genética.
c)
Deixar de cumprir a legislação ambiental de um país é uma atitude ética das empresas, que dessa forma economizam recursos para aplicar em ações sociais.
d)
No mundo atual, é grande a desigualdade entre ricos e pobres; aplicar as premissas do desenvolvimento sustentável é uma atitude ética para reverter tal situação.
4)
Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81); Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001); Política Nacional dos Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/97); Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98); Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010); Código Florestal (Lei nº 12.651/12). Entre tantos outros existentes, estes dispositivos legais indicam que a legislação ambiental brasileira:
Alternativas:
a)
É permanente e imutável ao longo do tempo, visto que nenhum dispositivo legal foi publicado depois da Política Nacional do Meio Ambiente, a partir da decisão brasileira de não assinar acordos internacionais de proteção do meio ambiente.
b)
É copiada de leis vigentes em países desenvolvidos, devido à carência de pesquisas científicas realizadas no território nacional, que produzem resultados confiáveis para fundamentar dispositivos legais brasileiros de proteção ambiental.
c)
Tem sido atualizada ao longo do tempo, a exemplo da Constituição de 1988, com um conjunto de leis derivadas da adesão brasileira aos acordos internacionais de proteção ambiental, como a Política Nacional sobre Mudança do Clima (Lei nº 12.187/2009).
d)
É limitada a dispositivos legais para defesa e proteção da Amazônia e do Pantanal, dois biomas de extrema importância para a biodiversidade, nos quais foram catalogadas 90% das espécies animais e vegetais do mundo.
5)
Quase tudo o que a humanidade consome tem origem na natureza - móveis, vidros, tijolos, telhas, carros, combustíveis, eletrodomésticos, água, energia elétrica, gás. Quais as matérias primas utilizadas para sua produção? A dependência do ser humano pelos recursos naturais é quase total, usados com um apetite voraz, como se eles fossem inesgotáveis. Se a natureza continuar a ser explorada sem dar tempo para ela se recuperar, a Terra terá dificuldade para ofertar os recursos necessários para atender o atual padrão de consumo. Assim, a problemática ambiental deve ser vista de forma integrada nos aspectos social, ambiental e econômico. Sobre essa relação, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Crescimento populacional, extração de recursos naturais e geração de resíduos são fatores desconectados entre si, o que justifica a incorporação de áreas de preservação permanente aos processos econômicos, para aumentar o suprimento de água à população crescente, submetida a desigualdades sociais e ambientais.
b)
Quanto mais pessoas habitarem a Terra, maiores os problemas ambientais, em função da maior necessidade por água, alimentos, energia, habitação; e maior, também, a geração de resíduos, aumentando a pressão sobre a natureza, tanto para ofertar recursos como para receber e decompor resíduos.
c)
Desde 1980, a população mundial estabilizou em cinco bilhões de pessoas que, atendendo ao apelo da sustentabilidade, habitam de forma equilibrada em todos os países, com acesso igualitário aos recursos naturais, trabalho, saúde e educação.
d)
No Brasil, a maioria da população (95%) está distribuída no meio rural do imenso território nacional, o que elimina o risco de catástrofes ambientais, porque as famílias recebem subsídios pela prestação de serviços ambientais, como a proteção de nascentes, o que as incentiva a permanecer no ambiente rural.
Respostas
respondido por:
17
Questão 3: Resposta D
Questão 4: Resposta C
Questão 5: Resposta B
respondido por:
4
Em relação à problemática da ética filosófica NÃO é correto afirmar que:
a.
é uma das áreas de interesse da Filosofia.
b.
se caracteriza por ser uma reflexão sobre os valores e hábitos de uma determinada cultura ou sociedade.
c.
uma de suas noções fundamentais é a do dever.
d.
diz respeito à determinação do que é certo ou errado, bom ou mau em relação às normas e valores adotados por uma sociedade.
e.
é meramente uma descrição dos costumes e hábitos dos povos.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás