• Matéria: Pedagogia
  • Autor: rogergdc
  • Perguntado 3 anos atrás

Após a redemocratização, entre o fim do século XX e início do XXI, o Brasil conseguiu diminuir um grave problema social, o analfabetismo. Acerca desse período, analise as assertivas a seguir:

I. A nova política educacional do século XXI possibilitou a eliminação do analfabetismo no país.
II. O MOBRAL foi instinto pela nova política e, em seu lugar, entrou o projeto Fundação, o qual manteve várias práticas do antigo sistema de ensino.
III. MOBRAL e o PRONERA foram dois projetos voltados à alfabetização de Jovens e Adultos que vigoraram a partir da década de 1990.
IV. Os projetos de educação para adultos com vistas à alfabetização sempre foram referência positiva em todo o mundo.

É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1: I.

Alternativa 2: II.

Alternativa 3: III.

Alternativa 4: I e II.

Alternativa 5: III e IV.

Respostas

respondido por: Akaren1617
6

Resposta:

alternativa

Explicação: está no livro pagina 63, apesar de extinto, [muitas práticas do moral ainda persiatiam no projeto da fundação]


letsilva370: Isso mesmo! Estava confusa com relação aos nomes: Educar e Fundação mas na página 63 explica que são a mesma coisa, fazendo da alternativa II a correta! Muito obrigada!
respondido por: joaopaulooas
2

O MOBRAL foi uma política pública que tinha como principal objetivo a erradicação do analfabetismo funcional em um curto período de tempo. Contudo, em 1985 ele foi extinto e substituído pelo Projeto Educar.

Características do MOBRAL

O Movimento Brasileiro de Alfabetização, ou MOBRAL, foi um órgão público brasileiro formado em 1967 com a finalidade exclusiva de combater o analfabetismo, chegando a erradicá-lo até o ano de 1975. Nesse sentido, milhares de professores foram formados e instruídos para alcançar essa meta ambiciosa.

Aprenda mais sobre a alfabetização aqui: brainly.com.br/tarefa/13215458

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares