No período intrauterino do desenvolvimento, os elementos atuantes na evolução do embrião e/ou feto podem ser de origem genética ou teratogênica. A figura a seguir apresenta a relação entre os fatores teratogênicos e o possível impacto no desenvolvimento do indivíduo.
BEE. H. A criança em desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Considerando que um dado relevante na determinação dos impactos dos fatores teratogênicos no desenvolvimento da criança é saber em que período de desenvolvimento intrauterino ela foi exposta, analise as afirmativas a seguir.
I. As anomalias congênitas de grande proporção acontecem no período embrionário.
II. As faixas claras indicam o período de maior vulnerabilidade para os fatores teratogênicos.
III. A nutrição materna pouco interfere no processo de desenvolvimento do bebê, por isso não é considerado um fator teratogênico.
IV. O órgão afetado pelos fatores teratogênicos está relacionado tanto com o período gestacional da exposição quanto o tipo de substância/vírus.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
I e IV, apenas.
Alternativa 5:
III e IV, apenas.
Carolinasilva04:
Alternative 4 : I e IV
Alternativa 5
Respostas
respondido por:
6
As anomalias congênicas de grande proporção acontecem no período embrionário, que é a fase de maior atividade mitótica de um ser vivo, quando os fatores teratogênicos atingem o organismo do embrião, as anomalias são gravíssimas e muitas vezes impedem a possibilidade de vida (alternativa 4).
Teratogenia
É a capacidade de substâncias, vírus ou microrganismos de provocarem mudanças no organismo de um embrião ou feto, essas mudanças são anomalias e muitas vezes são incompatíveis com a vida, como a microcefalia nos bebês que contraíram o Zika vírus.
Venha estudar mais sobre teratogenia
https://brainly.com.br/tarefa/20353813
#SPJ1
Anexos:
Alternativa 5:
respondido por:
2
Resposta:
I e IV, apenas.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás