Respostas
Resposta:
Direitos humanos e cidadania são direitos pertinentes a todos os seres humanos, e que independem de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. São direitos humanos básicos: o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação.
Liberdade, igualdade e direitos. São incontáveis as pessoas que deram suas vidas para conseguir viver tendo esses ideais. Inúmeras foram as revoltas e revoluções ocorridas no mundo exigindo poder praticar a cidadania. Expressar-se sem censura sabendo que não ira ser preso, torturado e morto é um fruto que hoje colhemos das vidas que lutaram bravamente no passado.
Cidadania é um conjunto de direitos e obrigações de todos os integrantes de uma sociedade. O Brasil é o maior país de toda a América Latina e também o mais desenvolvido economicamente, entretanto é um dos mais retrocedidos quando se trata de política e cidadania. Uma nação a qual diversos fatores fizeram seu povo desiludir-se da vida cultural, social e política. Desde o governo de Getúlio Vargas, estendendo-se com da Ditadura Civil-Militar, houve no Brasil um período de despolitização da população. Não era interessante ao governo que o povo entendesse e tivesse participação social e política. Após 1985 grandes avanços foram conquistados, todavia, a miséria, desemprego, analfabetismo, violência e o descrédito nas instituições desestimulam os cidadãos, com isso, a esperança de hoje são os jovens.
A juventude é o período de transformações e autodescobrimento, momento o qual se passa a entender a sociedade. Encontros juvenis como o “Vem ser cidadão”, no Paraná, são fundamentais, pois fazem o jovem ter contato com outros da mesma faixa etária, com ideias iguais e diferentes, ajudando-o na percepção e conhecimento de mundo.
espero ter te ajudado