Conforme as crianças vão amadurecendo passam a entender que existem organizações culturais, criadas pelos humanos, que distinguem "tempo longo" de "tempo curto" — a diferença entre uma hora e um minuto, por exemplo; e que definem períodos temporais — dias, semanas, meses, anos e estações do ano. Elas aprendem, ainda, uma das mais importantes características do tempo: o caráter irreversível dele — ou seja, o que já foi vivido não volta mais. Sobre o assunto, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O professor precisa entender que o processo de orientação temporal acontece por partes. Começa a ser desenvolvido com a percepção do dia e da noite. Em seguida, vem a associação do tempo com a rotina e os hábitos cotidianos, por exemplo.
PORQUE
II. Ainda que as crianças nascem dominando a temporalidade, elas precisam da ajuda do professor para ampliarem suas percepções sobre este mesmo tempo.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2:
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Respostas
Resposta:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Explicação:
Ainda que as crianças nascem dominando a temporalidade, elas precisam da ajuda do professor para ampliarem suas percepções sobre este mesmo tempo. (ninguém nasce dominando a temporalidade)
Resposta:
Alternativa 3: A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Explicação:
Análise das afirmações sobre as crianças e o tempo:
I - A primeira assertiva está CORRETA, dado que o professor necessita ter conhecimento de que o processo de orientação temporal se dá por etapas, sendo que ele se inicia com a percepção de dia e noite. Depois, chega a associação do tempo com a rotina e os hábitos do dia a dia.
II - A segunda assertiva está INCORRETA, uma vez que as crianças NÃO nascem dominando a temporalidade, uma vez que esta não é possível de ser controlada por ninguém.
Espero ter ajudado!