CRÔNICA: EM CÓDIGO
Fernando Sabino
Fui chamado ao telefone. Era o chefe de escritório de meu irmão:
– Recebi, de Belo Horizonte, um recado dele para o senhor. E uma mensagem meio esquisita, com vários itens, convém tomar nota. O senhor tem um lápis aí?
– Tenho. Pode começar.
– Então lá vai. Primeiro: minha mãe precisa de uma nora.
– Precisa de quê?
– De uma nora.
– Que história é essa?
– Eu estou dizendo ao senhor que é um recado meio esquisito. Posso continuar?
– Continue.
– Segundo: pobre vive de teimoso. Terceiro: não chora, morena, que eu volto.
– Isso é alguma brincadeira.
– Não é não. Estou repetindo o que ele escreveu. Tem mais. Quarto: sou amarelo, mas não opilado. Tomou nota?
Conforme Koch e Travaglia (2003, p. 59), um “texto será incoerente se seu produtor não souber adequá-lo à situação, levando em conta intenção comunicativa, objetivos, destinatário, regras socioculturais, outros elementos da situação, uso dos recursos linguísticos, etc. Caso contrário, será coerente”. Com base nesta afirmação e na crônica “Em código” selecione todas as alternativas verdadeiras:
a) O recado transmitido por telefone pareceu incoerente ao narrador devido ao uso de elementos linguísticos inadequados para o gênero textual.
b) Ao transmitir as frases de caminhões por telefone, em um canal de comunicação diferente daquele em que são normalmente transmitidas/recebidas essas mensagens - os para-choques de caminhões -, os fatores de contextualização das mensagens foram alterados, comprometendo assim a coerência do texto recebido por F. Sabino.
c) A princípio, o recado pareceu incoerente pois F. Sabino não foi capaz de fazer inferências que pudessem estabelecer relações de sentido entre as frases do texto transmitido.
d) F. Sabino foi capaz de compreender o recado de seu irmão a partir do momento em que se dá conta da intencionalidade do texto transmitido, ao se lembrar do “trato” realizado. Com isso, a mensagem considerada inaceitável a princípio, passa a ser aceitável.
e) Enquanto anota as frases que compõem o recado telefônico, F. Sabino reconhece a consistência do texto, mas não é capaz de identificar a relevância da mensagem.
tainaporto95:
Qual e a resposta ??
Respostas
respondido por:
0
Resposta: A,B,C,D, E
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás