O contexto político e social da sociedade brasileira e do mundo, na década de 1930, são fundamentais para compreender a relevância que o conceito de democracia racial passou a ter, na visão do advogado Daniel Teixeira, coordenador de Projetos do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert). De um lado, o país vivia um processo de busca de sua identidade nacional que se expressa, por exemplo, no Movimento Modernista, em um cenário em que predominavam, tanto no plano nacional quanto no internacional, um ideário racista e de branqueamento (a ascensão do Nazismo é uma das tentativas de concretizar esse ideário). De outro lado, o período pós-escravatura foi marcado pela mobilização dos negros, resultando em organizações tais como a Frente Negra Brasileira, que chegou a ser reconhecida como partido político, em 1936. “Nesse cenário, a ideia de democracia racial cumpre uma função de naturalização e de silenciamento de conflitos, bem como da violência, historicamente instaurados, desde o período da escravidão”, afirma Teixeira. Disponível em: . Acesso em: 05 junh. 2020.. Sobre a ideia apregoada ao Brasil de que o país seria uma democracia racial, analise as afirmações a seguir: I. De acordo com esse conceito, negros e brancos vivem no Brasil em condições de igualdade. II. Um dos principais críticos a esse conceito, Florestan Fernandes, observa que ele dá a noção errônea de que como na lei todos são cidadãos, na vida real isso se daria na prática. III. A idéia de democracia racial considerava como perigosa a discussão sobre a situação do negro no Brasil e a sua participação em movimentos sociais. IV. A defesa de que o Brasil é uma democracia racial não só nega o preconceito, como também quando o reconhece, o abranda. Está correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: I, II e III, apenas. Alternativa 4: II, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
1
A expressão "democracia racial" foi elaborada pelo sociólogo Gilberto Freyre ao pensar o cenário brasileiro (Alternativa 4).
Questões sobre democracia racial:
I. Falso. De acordo com esse conceito, negros e brancos vivem no Brasil em condições de desigualdade.
II. Verdadeiro. Segundo Florestan Fernandes, os sujeitos não são iguais na prática.
III. Verdadeiro. A ideia de democracia racial considerava como perigosa a discussão sobre a situação do negro no Brasil e a sua participação em movimentos sociais.
IV. Verdadeiro. A defesa de que o Brasil é uma democracia racial não só nega o preconceito, como também quando o reconhece, o abranda.
Saiba mais sobre democracia racial em: https://brainly.com.br/tarefa/119718
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás