Um estudante de Biologia registrou o gráfico a seguir, representando a variação da quantidade de DNA ao longo do ciclo de vida de uma célula.
a) Identifique o erro existente no gráfico
b) Com relação à quantidade de DNA encontrada na célula ao final do processo, podemos concluir que esse gráfico representa qual tipo de divisão celular? Justifique sua resposta
Respostas
a) Durante o ciclo celular (interfase + divisão) o teor de DNA dobra (2C→4C) durante a etapa S da interfase e se mantém assim até o final da anáfase (= faixa A do gráfico) só voltando ao teor inicial (2C) durante a telófase (= faixa T do gráfico) quando há a separação do citoplasma em 2 células (citocinese).
b) O gráfico representa a divisão celular do tipo mitose porque o teor de DNA (na prática, equivalente à quantidade de cromossomos) se mantém constante (inicia-se em 2C e termina em 2C ou seja, mantém constante seu número 2N de cromossomos), visto que a mitose se caracteriza por ser uma divisão equacional (E!).
Obs.: Se fosse representativo da meiose, o gráfico registraria 2 etapas de divisão com teor de DNA reduzido à metade no final (um valor C = N cromossomos), visto que a meiose se caracteriza por ser uma divisão reducional (R!).
Espero ter ajudado.
A) O erro está em afirmar que, na fase S, há multiplicação do material genético, a fase S é uma fase de pausa, não há multiplicação do material genético.
B) É uma mitose, isso porque o material genético inicial se mantém constante após o processo de replicação, que dobra a quantidade de genes no processo de mitose.
A mitose
O processo de mitose é importante para a reposição de tecidos orgânicos, como nos processos de cicatrização ou recuperação de tecidos lesados.
A mitose se diferencia da meiose em vários aspectos, a mitose é realizada por tecido somático, e sempre é gerada uma célula a mais, no final do processo sobre a célula mãe e uma célula filha.
Mais sobre mitose:
https://brainly.com.br/tarefa/20622138
#SPJ2