O clima na América Latina é afetado pelos fenómenos climáticos El Niño e La Niña. Esses fenômenos ocorrem em anos alternados, quando os regimes de ventos e a dinâmica das correntes maritimas no Oceano Pacifico são alterados, causando aquecimento (El Niño) e resfriamento (La Niña) de suas águas superficiais. O resultado é uma modificação nos padrões climáticos em várias partes do mundo. Faça uma pesquisa e selecione uma reportagem ou uma noticia que aborde as consequências dos fenômenos descritos acima para o clima na América Latina. Em seguida, sintetize o conteúdo em seu caderno.
Respostas
Quando se pesquisa por notícias sobre as consequências dos fenômenos El Niño e La Niña, encontramos o seguinte:
- Aumento e queda de temperatura
- Atrapalha o agronegócio
- Influencia nas queimadas naturais
- Afeta os ciclos da vida marinha
El Niño e La Niña
O El Niño e a La Niña são fenômenos climáticos que ocorrem no oceano Pacífico Sul, considerados anomalias.
O El Niño é causado pelo aquecimento anormal do mar, onde deveria ser frio. Ele afeta o Brasil provocando longas secas no Norte e Nordeste.
La Niña é o inverso: é causada pelo resfriamento anormal do mar, quando deveria estar quente. Ela afeta o Brasil causando muitas chuvas.
Esses eventos climáticos ocorrem de tempos em tempos e duram, mais ou menos, um ano. No entanto, é sempre difícil prever com exatidão quando eles vão acontecer.
Pode-se dizer que o El Niño e a La Niña são exemplos de mudança climática induzida pelo ser humano.
Saiba mais sobre o el niño e la niña: https://brainly.com.br/tarefa/14266456
#SPJ1