5) Valle e Souza (2014, p. 27) definem a logística reversa como: o processo de recuperação dos resíduos de pós-venda ou de pós-consumo, pela coleta, pré-tratamento, beneficiamento e distribuição, de forma a ou retorná-los à cadeia produtiva, ou dar-lhes destinação final adequada. Com relação a logística reversa é correto afirmar: I) Tem como propósito recuperar valor ou garantir o descarte de forma apropriada e para viabilizar todo esse processo, tornando-o atrativo e compensador, o fluxo necessita ser eficiente e de baixo custo. II) A área de bens de pós-consumo na logística reversa podem ter a sua origem motivada por aspectos relativos à garantia e qualidade, comerciais ou de substituição de componentes. III) A logística reversa ganha destaque por envolver todo o processo de planejamento, implantação e controle de um fluxo de materiais, de produtos em processo, de produtos acabados e de informações relacionadas, por meio de canais de distribuição reversos, de modo que exista agregação de valor não só econômico, mas também ecológico, social, legal, logístico ou de imagem IV) A área dos bens de pós-vendas na logística reversa envolve os produtos e materiais que se encontram no estágio de fim de uso ou que atingiram o fim de sua vida útil. Assinale a alternativa correta: Selecione uma alternativa: a) Apenas as afirmativas I, II e III são corretas. b) Apenas as afirmativas II e III são corretas. c) Apenas as afirmativas II, III e IV são corretas. d) Apenas as afirmativas I e III são corretas. e) As afirmativas I, II, III e IV são corretas.
Respostas
Resposta: d) Apenas as afirmativas I e III são corretas.
Explicação:
A logística reversa tem por objetivo promover a coleta, reuso, reciclagem, tratamento e destinação final dos resíduos depois que estes concluem seus ciclos. Ela pode acontecer nos modelos de pós-venda, em que o produto retorna ao fabricante antes de ter sido adquirido pelo consumidor, ou adquirido e devolvido; ou pós-consumo, no qual o produto foi adquirido e chegou ao fim de sua vida útil (letra e).
Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS
A logística reversa tem como característica ações, procedimentos e meios que visam coletar e devolver os resíduos sólidos ao setor empresarial para que estes sejam reaproveitados, seja reintegrando o resíduo ao ciclo produtivo ou dando o destino ambientalmente correto.
O objetivo principal da logística reversa é evitar que o resíduo cause contaminação ou poluição nas suas diversas formas, além de possibilitar a reutilização do material e sua reintegração no sistema produtivo, evitando que a matéria prima seja totalmente extraída da natureza.
Quem institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos é a Lei Federal nº 12.305/2010, e o Decreto nº 7.404/2010 ratifica a importância da logística reversa.
A logística reversa pode acontecer em dois modelos: pós-venda ou pós-consumo.
- Pós-venda: aqui, o produto volta à cadeia de distribuição antes de ser utilizado pelo consumidor, ou após ter sido pouco utilizado. Isso quer dizer que o produto, às vezes, apresenta algum defeito ou erro de processamento, ou envolve sua melhoria para voltar ao mercado com valor agregado.
- Pós-consumo: nesse caso, o consumidor adquiriu o produto, fez uso, e o descartou, ou seja, o produto atingiu o fim de sua vida útil ou de sua validade. Assim, o fabricante deve receber o resíduo para dar a destinação adequada ou reintroduzir na cadeia produtiva.
Para entender mais sobre logística reversa:
https://brainly.com.br/tarefa/50422280
#SPJ2