O termo “teatro pós-dramático” surgiu em 1999, pelo crítico e professor de teatro alemão Hans-Thies Lehmann, em sua obra Postdramatisches Theater, e se refere às manifestações teatrais que começam a sobressair-se a partir da segunda metade do século XX.
MELLO. Karyna Buhler. Artes Integradas: Teatro e Visualidade. Maringá – PR.: Unicesumar, 2020.
Sobre o teatro pós-dramático, leia as afirmações abaixo:
I. O teatro pós-dramático se desprende da presença de um texto dramático como guia e presa pela encenação enquanto uma ação artística.
II. A ideia de narrativa e fábula é deixada de lado, priorizando aspectos fragmentados e desconexos.
III. Não há o desencadeamento de ações a partir de um único conflito. São questão intersubjetivas que movimento os acontecimentos da cena.
IV. Desprende-se da ideia de desfecho. Não há problema ou narrativa a ser resolvida, mas sim sensações a serem sentidas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
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3
Acerca do Teatro pós-dramático, é possível afirmar que a alternativa 5, I, II, III e IV está correta. Todos os períodos apresentam afirmações corretas sobre o teatro pós-dramático.
Teatro pós-dramático
- O público é o foco;
- Não pretende mudar a realidade de modo concreto;
- Pretende causar no espectador um assombro ou incomodo acerca da realidade concreta;
- Comumente não se preocupa com a linearidade de uma história (com começo, meio e fim);
- Não está em consonância a uma ideal político específico.
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