Para atender à reforma do Estado, surge o modelo gerencial na perspectiva da administração pública. Trata-se de um modelo pautado na ideologia neoliberal, cujas ações centrais decorrentes dos anos 1990, reverberaram na estruturação e proposição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sobre a influência da reforma do Estado dos anos 1990, analise as afirmativas a seguir.
I. A reforma do Estado desvaloriza o trabalho voluntário no ambiente escolar, reiterando, na BNCC, a responsabilidade central do Estado com a educação da criança.
II. A reforma de Estado, instituída por uma administração pública gerencialista, se define como uma administração centralizadora, a qual determina todas as ações curriculares apresentadas na BNCC.
III. A reforma de Estado introduziu novas lógicas de tomada de decisão que privilegiavam economia e eficiência, sendo reiteradas nas políticas educacionais pelo uso dos termos eficiência e eficácia.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
respondido por:
2
Trabalhos voluntários em escolas são bem vindos e são valorizados desde a reforma educacional, mas de fato aconteceram mudanças que privilegiavam a economia e a eficiência nos processos educacionais. Essa reforma foi centralizadora e até mesmo a tomada de decisão de ações curriculares ficaram restritas ao Estado (alternativa 4).
Educação no Brasil
Ela é extremamente problemática e ineficiente, a mais de 30 anos que o Brasil fica em posições baixas em avaliações internacionais, como a PISA, que indica que a maior dos alunos do ensino médio não possui o conhecimento básico esperado em português e matemática.
Venha estudar mais sobre a educação brasileira
https://brainly.com.br/tarefa/819614
#SPJ1
Anexos:
respondido por:
0
Alternativa 2:
III, apenas.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás