Oiiiiii boa tarde!!!!
Qm puder ajudar fico feliz!!!
A Serra dos Carajás, situada nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão, faz parte do Cráton Amazônico. Pesquise sobre a extração mineral nessa região.
Respostas
Resposta:
Serra dos Carajás e a atividade mineradora
A descoberta da presença de minérios na Serra dos Carajás aconteceu em 1967 de maneira acidental.
Por meio de um voo de helicóptero um geólogo que estava à bordo percebeu a presença de poucas árvores na região, sendo um forte indício da presença de minério de ferro na superfície.
Posteriormente à descoberta dos minérios, começou-se a exploração por meio do consórcio Amazônia Mineração com a participação da Vale do Rio Doce e da US Steel Corporation.
Mais tarde, a Vale do Rio Doce acabou estabelecendo uma associação com um grupo empresarial japonês. Através dessa parceria o projeto de exploração mineral foi alavancado, denominado como “Grande Projeto Carajás”.
Infraestrutura
O projeto contou com a construção da Estrada de Ferro de Carajás, assim como a construção da hidrelétrica de Tucuruí no Rio Tocantins.
Ambas as construções representam a concretização e ampliação da atividade mineradora na Serra de Carajás.
Em síntese, a construção da hidrelétrica foi primordial para o projeto, tendo em vista que a mineração necessita de um enorme consumo de energia elétrica.
Mineração e exportação
Mineração e exportação
A Serra dos Carajás corresponde a boa parte da produção brasileira de minério de ferro, tornando-se a segunda área mais produtora do Brasil, atrás apenas do Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais.
Além disso, na produção do manganês o Brasil é líder mundial e a Serra dos Carajás produz cerca de 80% desse minério.
A saber, por conta da enorme produção, investimento em infraestrutura, o Brasil criou laços comerciais importantes com nações como a China, Japão, Estados Unidos e Canadá.
Espero ter ajudado
Por favor marque que esta é a melhor resposta