A memória coletiva e a sua forma científica, a história, aplicam-se a dois tipos de materiais: os documentos e fato, o que sobrevive não é o conjunto daquilo que existiu no passado, mas uma escolha efetuada quer pelas forç senvolvimento temporal do mundo e da humanidade, quer pelos que se dedicam à ciência do passado e do tempo dores. Estes materiais da memória podem apresentar-se sob duas formas principais: os monumentos, herança do pas escolha do historiador. LE GOFF, Jacques História e memória. Tradução Bernardo Leitão et al. Campinas: Editora da Unicamp, 1990. p Agora, responda:
a) Com base no texto de Jacques Le Goff, diferencie o significado de "documento" e de "monumento"
b) O que o autor quer dizer ao afirmar que o que sobrevive é resultado de uma escolha?
Respostas
a) Segundo Le Goff, o monumento é algo ligado à memória coletiva, que invoca uma parte da história de um povo, como uma obra de arquitetura ou escultura. Já o documento é uma escolha do historiador, seu objeto de pesquisa.
b) O documento escrito, principal objeto de pesquisa do historiador é resultado de uma escolha do tempo em que foi produzido (aquele responsável por sua escrita escolheu o que e como este documento foi escrito) e também é uma escolha do historiador, que seleciona este material e o que especificamente estudar nestes documentos.
A diferença entre monumento e documento
Jacques Le Goff (1924-2014) foi um historiador de origem francesa especialista nos estudos da Idade Média. Em seu livro "História e Memória", publicado em português pela primeira vez em 1990, o historiador inicia sua obra refletindo sobre a memória coletiva, documentos e monumentos e sua relação com a metodologia historiográfica.
Segundo o autor, um monumento seria referente a algo que invoca a memória coletiva, ou seja, uma estátua que representa um personagem ou acontecimento importante para a história de uma sociedade e cuja visão abarca a memória daqueles ligados àquela história.
Já o documento seria algo escrito deixado por um indivíduo ou grupo como um testemunho de sua realidade no passado. Este seria o pricipal material de pesquisa do historiador, preocupado em analisar o passado a partir de documentos escritos.
Por que o que sobrevive é uma escolha?
Conforme demonstra Le Goff, os documentos e monumentos são resultados de escolhas, daqueles que escrevem, constroem e homenageiam.
O que sobrevive também é submetido à escolha do historiador que, em seu processo de pesquisa, seleciona os documentos, os temas e a metodologia a ser utilizados para a reprodução do estudo do passado.
Entenda mais sobre historiografia em: https://brainly.com.br/tarefa/33659741
#SPJ1