• Matéria: Contabilidade
  • Autor: leda1012
  • Perguntado 3 anos atrás

Cada país tem uma forma de equilibrar a troca de sua moeda local com as moedas estrangeiras. Entre os sistemas existentes encontra-se o câmbio flutuante.
Nesse regime, o Banco Central do país tende a deixar o mercado livre, sem impor uma política cambial fixa (que permite o funcionamento da economia por meio de alterações das taxas de câmbio), ou seja, no sistema do câmbio flutuante não existe uma interferência direta do país sobre o valor da moeda.

Disponível em: . Acesso em: 08 jun. 2022.

Nesse contexto, em relação aos regimes cambiais, analise as afirmativas:

I. A redução da taxa interna de juros é instrumento de combate ao déficit do Balanço de Pagamentos e, portanto, um importante instrumento cambial.
II. Define-se a taxa de câmbio como sendo o preço, em moeda estrangeira, de uma unidade da moeda nacional.
III. Um país, no curto prazo, conseguirá sustentar a paridade cambial, em regime de taxas de câmbio fixas, reduzindo os juros internos ou centralizando o câmbio.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
I e II, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

Respostas

respondido por: Danas
1

A redução dos juros internos pode ajudar um país a controlar o câmbio quando se utiliza um regime de taxas fixas, porém, o câmbio trata de moedas internacionais, o controle dessas moedas não depende das ações de um país que compra e vende moedas estrangeiras, então é um risco manter esse tipo de taxa de câmbio (alternativa 5).

Câmbio, juros e balança comercial

Quando os juros estão alto e a taxa de câmbio está alta, é interessante que o país possa exportar muito mais do que importar, geralmente os juros altos desvia investimentos que iriam ser usados no mercado privado, para fundos públicos, aumentando a dívida pública.

Venha estudar mais sobre a taxa Selic

https://brainly.com.br/tarefa/45913745

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares