Respostas
respondido por:
0
Os principais paradoxos da democracia moderna estão: 1) na liberdade irrestrita que pode levar as pessoas a subjugarem a liberdade alheia; 2) a tolerância aos intolerantes; e 3) o princípio da maioria.
Paradoxos da Democracia
O filósofo Karl Popper escreveu uma obra importante sobre os caminhos da sociedade democrática liberal, chamada Sociedade aberta e seus inimigos. Após um primeiro volume dedicado à Platão, um dos mais ferrenhos críticos à democracia na antiguidade, Popper passa a uma análise mais detida dos riscos ao regime democrático na atualidade.
São três pontos fundamentais na crítica popperiana:
- O princípio da maioria - Popper é um pensador do século XX que já conhece as experiências nazifascistas. Sobretudo, chama atenção ao autor que o regime nazista de Hitler foi eleito democraticamente. Desse modo, a maioria pode tornar-se totalitária e, por isso, antidemocrática.
- A liberdade irrestrita - segundo o autor, a liberdade irrestrita individual pode levar ao oposto. Uma vez que não haja algum controle da liberdade, isso tornaria as pessoas violentas livres para subjugar os outros não-violentos.
- O paradoxo da tolerância - o filósofo aponta ainda que, por mais tolerante que a sociedade seja, é preciso que não se tolere os intolerantes. Segundo ele, na medida em que se passa a tolerar discursos intolerantes (contra minorias - como foi o caso dos judeus na Alemanha pré-nazista), a tolerância tende a acabar, como também a liberdade. Por isso, numa sociedade democrática e tolerante, é preciso intolerar o intolerante. Ou seja, certos discursos, por mais que exista a liberdade de pensamento e de expressão, devem ser coibidos.
Você pode aprender mais sobre democracia clicando aqui: https://brainly.com.br/tarefa/38829364
#SPJ9
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás